segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Minissérie "Abreu e Lima - General de Bolívar" estreia na TV Brasil



Amigos, faço uma pausa no meu feriado para um convite: hoje, às 20h30, na TV Brasil, estreia Abreu e Lima - General de Bolívar, de Geraldo Sarno, mini-série da qual tive o privilégio de participar como pesquisador e produtor.

Nosso trabalho, realizado em 2008, rendeu um documentário longa-metragem premiado em Brasília (melhor direção e melhor roteiro), chamado Tudo isto me parece um sonho.

O filme foi considerado pelo cineasta Carlos Reichenbach, em seu blog, como "a maturidade política do documentário brasileiro".

"Uma generosa aula de história que não subestima o espectador, na tradição mais avançada do materialismo dialético e da inspiração visionária de Antônio Gramsci e Palmiro Togliatti. Sarno fez um filme que celebra o exercício do pensamento ("todos os homens são filósofos" - Gramsci). Para poucos sim; mas ninguém me convence que o cinema precise eternamente bajular o grande público e ficar subserviente à ditadura do borderô e da preguiça que faz evitar a reflexão. TUDO ISSO ME PARECE UM SONHO pressupõe cultura política, fina informação, fé na liberdade e o prazer do debate (nunca do discurso e do proselitismo). Um troféu audiovisual à inteligência e ao amor à América Latina", escreve Reichenbach.

Agora, o diretor volta ao tema no formato série de 4 episódios, voltados para a TV. Abreu e Lima - General de Bolívar é inspirado na vida do militar, político, jornalista e escritor. Aborda o período desde a Revolução de 1817, em Pernambuco, onde o pai de Abreu e Lima, Padre Roma, foi um dos líderes, até sua morte, em 1869. Nesse período, Abreu e Lima participou das lutas de libertação das colônias espanholas na América, sob comando de Simon Bolívar, e da Revolução Praieira de 1848, no Recife.

Há diversas locações na Venezuela e Brasil (Recife, Salvador, Brasília e Rio de Janeiro). E participações especiais do núcleo de artistas populares de Chã de Camará (município de Aliança, Zona da Mata Norte Pernambucana): Biu do Coco, Mestre Zé Duda e Pai Mário, todos do Maracatu Estrela de Ouro.

Dividida em quatro capítulos de 24 minutos, a série conta com a participação dos professores de história, Vamireh Chacon, da Universidade de Brasília e biógrafo do general Abreu e Lima; e Pedro Sosa, da Universidade Central de Venezuela. Eles revivem os fatos históricos referentes às duas revoluções pernambucanas e à saga bolivariana, nos locais onde eles ocorreram.

O primeiro capítulo trata das motivações políticas, sociais e culturais da Revolução de 1817, em Pernambuco, estendendo-se até a morte do Padre Roma e a fuga de Abreu e Lima para o exterior. O capítulo seguinte está inteiramente dedicado à sua participação nos embates políticos e ideológicos e nas batalhas militares, sob o comando de Bolívar, pela libertação das colônias espanholas. Após a morte do líder, Abreu e Lima volta ao Brasil e participa da Revolução Praieira de 1848, em Pernambuco.

O passado de lutas, a defesa do direito dos protestantes distribuírem suas bíblias e a morte de Abreu e Lima são assuntos do último capítulo da série. Seu retrato o imortaliza ao lado de Bolívar e dos próceres que libertaram as colônias espanholas e instituíram as atuais nações: Colômbia, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia.

Atualmente, Sarno produz um longa sobre Honoré de Balzac, a partir de uma obra transcrita por um espírita brasileiro e do conto do próprio Balzac, A pele de Onagro. Detalhes aqui, em matéria escrita para o Diario de Pernambuco. Entrevista com Geraldo Sarno, aqui.

Nenhum comentário: