quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Secretaria do Audiovisual apresenta novas propostas



Adilson José Ruiz, diretor de programas e projetos especiais da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, chega hoje ao Recife, onde cumpre agenda de dois dias. A programação inclui encontro com produtores e realizadores, promovido pela Representação Regional Nordeste. O evento será logo mais, às 19h, no auditório do Porto Digital (Recife Antigo). Para participar, os interessados devem enviar e-mail para nordeste@cultura.gov.br com nome completo, telefone e área de atuação. Inscrições também podem ser feitas por telefone 3194-1312 e no local. O evento é gratuito e está sujeito às 100 vagas disponíveis.

Na pauta está a apresentação de programas e novas propostas desenvolvidas pela SAv. Dois deles são o Programa Laboratórios de Experimentação e Pesquisa em Tecnologias Audiovisuais (XPTA.LAB) e o Programa Internacional de Capacitação em Documentário (PIC-DOC), que estão com inscrições abertas.

O PIC-DOC oferece capacitação com especialistas internacionais em mercado e incentiva produtores e canais deTV a abrir mais espaço para o documentário na grade de programação. Ruiz explica que a iniciativa faz parte do novo direcionamento da SAv, voltado à formação. "Será o mesmo modelo do PIC Animação, onde 25 entre 60 projetos para séries televisivas foram selecionados. Destes, seis foram selecionados para o Ottawa International Animation Festival, que acontece em outubro, no Canadá".

Alinhado com a atuação da SAv no campo da convergência audiovisual, o XPTA.LAB é um programa inédito que permite a inscrição de projetos de qualquer gênero ou temática, desde que voltados a jogos digitais, consoles de videogame, dinâmicas para web, aplicativos para TV digital, celulares e televisão com protocolo de internet e smartphones. Com inscrições abertas até 13 de outubro, o edital contemplará quatro projetos de excelência com R$ 850 mil.

Adilson Ruiz também quer aproveitar a oportunidade para esclarecer o funcionamento da secretaria. Para tanto, conta com a participação de James Görgen, coordenador de políticas audiovisuais,responsável pela articulação institucional e regulatória da SAv. "Vamos apresentar projetos desenvolvidos nos últimos anos e o planejamento futuro. Geralmente, o público se atém aos editais, mas não tem conhecimento das demais atividades, que são numerosas".

Tarciana Portela, chefe da representação do MinC-NE, destaca a importância em fortalecer encontros como esses. "O Nordeste tem uma forte tradicão no segmento. Temos, no Recife, um Porto Digital e experiências importantes com animação. São áreas novas que precisam ser ocupadas".

(Diario de Pernambuco, 02/09/09)

Nenhum comentário: