quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Cinema // Realizadores se encontram no Rio


Cena de Balsa, de Marcelo Pedroso

Três novos filmes de realizadores pernambucanos serão exibidos no Rio de Janeiro durante a primeira Semana dos Realizadores, sediada no Espaço Unibanco Arteplex Botafogo. Criado nos moldes da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, o evento antecipa o Festival do Rio 2009, que começa na próxima quinta-feira. Dezenove longas, médias e curta-metragens de sete estados brasileiros foram selecionados para a Semana, entre eles Balsa, de Marcelo Pedroso, Um lugar ao sol, de Gabriel Mascaro, e Não me deixe em casa, de Daniel Aragão. Os filmes de Mascaro e Pedroso são inéditos. O de Aragão estreou no último Festival de Gramado.

Em manifesto publicado na internet, os fundadores da Semana dos Realizadores afirmam não ter a intenção de abranger a cada vez maior produção de filmes brasileiros, mas sim, oferecer um segundo olhar, "alternativo e complementar ao que o Festival do Rio apresenta". Assinam a carta os cineastas Eduardo Valente, Felipe Bragança, Gustavo Spolidoro, Helvécio Marins Jr., Kléber Mendonça Filho, Lis Kogan e Marina Meliande.

A mostra também exibirá os filmes Sagrado segredo (DF), de André Luiz Oliveira, Passos no silêncio (CE), de Guto Parente, Tudo isso me parece um sonho (RJ), de Geraldo Sarno, Mangue negro (ES), de Rodrigo Aragão, Bloco D (SP), de Vinicius Casimiro, Quarto de espera (RS), de Bruno Carboni e Davi Pretto, Notas flanantes (MG), de Clarissa Campolina, Acácio (MG), de Marília Rocha, O menino japonês (SP), de Caetano Gotardo, A casa de Sandro (RJ), de Gustavo Beck, Pastoreio (PR), de Alexandre R. Garcia, A fuga da Mulher-gorila (RJ), de Felipe Bragança e Marina Meliande, As sombras (SP), de Marco Dutra e Juliana Rojas, Morro do Céu (RS), de Gustavo Spolidoro, Sweet Karolynne (PB), de Anna Bárbara Ramos e No meu lugar (RJ), de Eduardo Valente.

Nenhum comentário: