quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Mimo 2009 é música também na tela grande



A Mostra Internacional de Música em Olinda - Mimo 2009 começou ontem, em João Pessoa.

É isso mesmo. A Mimo começou em João Pessoa, Paraíba. E nos próximos dias, estará em duas igrejas do Recife.

Programação completa aqui.

As atividades em Olinda começam somente hoje, com concerto dos violinistas Didier Lockwood e Ricardo Herz, que se encontram com os rabequeiros Luiz Paixão, Antonio Nóbrega, Siba Veloso e Renata Rosa na Igreja da Sé. E terminam na próxima segunda, com apresentação do incrível Hermeto Pascoal.

Antes de cada concerto, a mostra Cine Mimo exibe um filme que tem música como tema.

E o universo musical tem servido de mote para o cinema brasileiro. A recente safra rendeu bons filmes e parte dessa produção está representada no evento, que este ano, selecionou nove títulos.

Os longas-metragens serão projetados no pátio externo da Igreja da Sé, a partir de hoje. Para os médias e curtas foi reservado o espaço do Seminário de Olinda, às 18h. O acesso é gratuito e antecipa os concertos no interior das igrejas. Hoje, a programação começa às 18h30, com a exibição do longa Orquestra dos meninos, de Paulo Thiago. O filme é uma ficção baseada na história real do maestro pernambucano Mozart Vieira, perseguido nos anos 80 por conta de seu projeto de ensino de música para crianças, em São Caetano.

Amanhã, o curta Nós somos um poema, de Sérgio Sbragia e Beth Formaggi, resgata uma parceria entre Pixinguinha e Vinicius de Moraes. Logo após, em Música é perfume, o documentarista francês George Gachot faz um paralelo entre a formação da cantora Maria Bethânia e da própria MPB. No sábado, o curta Raphael Rabello, de Lara Velho e Mônica Ramalho, conta a história do instrumentista a partir de relatos da família e parceiros. Aplaudido no último Cine PE, o longa Um homem de moral, de Ricardo Dias, aproxima o público do compositor e cientista Paulo Vanzolini, que ao lado de Adoniran Barbosa figura como pilar do samba feito em São Paulo.

No domingo, o curta é No tempo de Miltinho, de André Weller. Premiado no festival É Tudo Verdade, o filme dá voz ao veterano cantor, com participação de Elza Soares e Zeca Pagodinho. Mais tarde, o longa Simonal - Ninguém sabe o duro que dei, de Claudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal, procura reestabelecer a imagem do cantor, dando-lhe a dimensão que merece. De quebra, reacende e esclarece pontos obscuros da polêmica que o jogou para sempre no limbo da MPB.

Encerrando o evento, o média Quebrando tudo, de Rodrigo Hinrichsen, coloca o mago Hermeto Pascoal para falar sobre sua história e criação artística. Deve ser um belo aperitivo para seu concerto, que começa em seguida, na Igreja da Sé. Recentemente exibido no Cinema da Fundação, o longa Palavra (En) Cantada, de Helena Solberg, convida artistas como Chico Buarque e os pernambucanos Lirinha e Lenine a participar de uma investigação sobre a relação entre música e poesia.

(Diario de Pernambuco, 03/09/09), com alterações

Nenhum comentário: