sábado, 5 de setembro de 2009

Sessão de arte apresenta "A vida secreta das abelhas"



A vida secreta das abelhas (The secret life of bees, EUA, 2008), de Gina Prince-Bythewood, entra em cartaz amanhã no circuito Sessão de Arte, promovido pela rede de exibição UCI / Severiano Ribeiro. Estrelado por Dakota Fanning e Queen Latifah, o longa mistura momentos alegres e tristes ao narrar o esforço de uma adolescente em superar a condição de abandono a que foi submetida após a morte da mãe, assassinada em condições trágicas quando a garota tinha quatro anos.

O filme será exibido amanhã, ao mieo-dia, no Kinoplex Plaza Casa Forte, e segunda-feira, às 19h, no Multiplex Tacaruna. Semana que vem, ele retorna aos mesmos locais e horários, para então migrar para os Multiplex Boa Vista e Recife (Boa Viagem).

Os produtores, entre eles o ator Will Smith, conceberam um universo que gira em torno de Lily (Fanning), garota que transita em ambientes que podem ser divididos entre "mundo perigoso" e "doce lar". No primeiro, ela vive o inferno na mão do pai (Paul Bettany), perfeito espécime do sulista branco, racista, bêbado e rancoroso. A menina foge dali após Rosaleen (Jennifer Hudson), a negra que cumpre a função de mãe postiça, ser vítima de violência porque queria tirar o título de eleitor. Ambientado em 1964, o filme apresenta outras situações trágicas provocadas pelo racismo.

Impelida por uma pista deixada pela mãe numa fotografia antiga, Lily e Rosaleen viajam para Tiburon, Carolina do Sul, onde encontram uma espécie de rancho de paredes cor-de-rosa, onde é produzido o mel Black Madonna (uma santa cultuada pelos locais). Lá são recebidas por três irmãs lideradas por August (Queen Latifah), uma negra de peitos grandes e instinto maternal, que imediatamente as adota. É lá que, entre clássicos da soul music e cenários campestres, o mel extraído pelas mulheres parece transbordar para fora da tela.

(Diario de Pernambuco, 05/09/09)

Nenhum comentário: