quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Janela Internacional de Cinema divulga programação de curtas

A Janela Internacional de Cinema divulgou parte da programação da sua segunda edição. O festival - que ocorre de 16 a 24 de outubro no Cinema da Fundação e no Cinema Apolo - anunciou os curtas-metragens em competição. De um total 648 filmes inscritos, foram selecionados 72 curtas, sendo 35 exibidos na mostra nacional e outros 37 na internacional. Juntos, eles representam a produção de cinematográfica de 19 países.

"Não pretendemos fazer um panorama. Primeiro descobrimos o filme para depois saber de onde ele é", explica o crítico de cinema Kleber Mendonça Filho, que dividiu a curadoria com a produtora Emilie Lesclaux, e os jornalistas Fernando Vasconcelos (Kinemail), Luiz Otávio Pereira e Rodrigo Almeida (Cineclube Dissenso). "O importante é que são filmes que não foram pré-selecionados pelo mercado", completa Kleber.

Do Brasil, entraram produções de oito estados - Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Bahiae São Paulo, que liderou com 17 curtas selecionados. "Fazendo a seleção, percebemos valor nos pequenos filmes feitos de forma artesanal. Tenho certeza de que o curta-metragem é o melhor do atual cinema brasileiro e os festivais sempre exibem os mesmos filmes", analisa Kleber.

Embora 57 curtas pernambucanos tenham sido inscritos, apenas três entraram na competição brasileira - Nº 27 de Marcelo Lordello, Sentinela de Cristiano Lenhardt e Superbarroco de Renata Pinheiro. Outros oito serão exibidos na mostra Janela Pernambucana, incluindo as estreias de Tchau e benção, novo filme de Daniel Bandeira, Sessão especial - O ébrio, de Hugo Carneiro Coutinho e Confessionário, de Leo Sette. A programação completa está no site do evento. As inscrições para o Janela Crítica, que seleciona sete jovens para debater e trocar ideias em torno da crítica cinematográfica, estão abertas até 20 de setembro, pelo email janelacritica@janeladecinema.com.br .

(Diario de Pernambuco, 16/09/09)

Nenhum comentário: