sábado, 12 de setembro de 2009

Cinema // A garota de Mônaco, de Anne Fontaine


Não é a Belle de Jour

A certa altura da produção francesa A garota de Mônaco (La fille de Monaco, 2008), de Anne Fontaine, tudo leva a crer que o mundo frívolo e superficial das celebridades sairá triunfante.

É algo como se tais valores estivessem tão incrustados na vida moderna, que seus personagens podem resistir, mas nunca escapar do jogo de sedução e poder a que são expostos. Desde ontem, o filme está em cartaz no Cine Rosa e Silva (veja roteiro).

O protagonista é Bertrand (Fabrice Luchini) é um advogado de meia-idade, beneficiado pela evidência midiática graças à especialidade em resolver casos difíceis. Ele passa temporada em Mônaco, pois acaba de assumir a defesa da endinheirada senhora Lassalle, que assassinou o amante russo. Para protegê-lo da família da vítima, o filho contrata um segurança, o eficiente e leal Christophe (Roschdy Zem).

Numa entrevista para a TV local, ele conhece a "garota do tempo" Audrey (Louise Bourgoin), uma pin-up de trajes sumários e comportamento vulgar que vê em Bertrand o atalho que a levará a Paris - e à fama. Emocionalmente confuso, ele procura sentido na situação, mesmo após conhecer o quarto da garota, com papel de parede rosa e uma foto da Princesa Diana na parede.

Incapaz de conter qualquer metafísica, Audrey pretende conquistar a presa ao propor um reality show sobre advogados onde ele seria o primeiro de uma série. Mesmo sob dúvidas, Bertrand aceita. Com o casal apaixonado, cabe a Christophe alçar sua função protetora a níveis inesperados.

O problema é que tudo se resolve de forma abrupta.

O julgamento, único motivador da situação, praticamente desaparece em importância ao longo do filme. E a amizade entre Bertrand e Christophe, desenvolvida de forma interessante, resulta em consequências possíveis, mas improváveis.

(Diario de Pernambuco, 12/09/09)

Nenhum comentário: