terça-feira, 1 de setembro de 2009

Identidade visual do cinema



A relação entre design e cinema pode parecer um tanto óbvia. Pois, sem conceito visual, não há filme que se preze. Mesmo assim, há carência de espaços para discussão e sistematização dessa área do conhecimento. E esse é o principal motivador do Cine Design 2009. Organizado pela Fundação Joaquim Nabuco e o Centro de Design do Recife, o evento começa hoje e segue até a próxima sexta-feira. O cineasta Walter Carvalho, o designer André Storlaski, os figurinistas Bia Salgado e Beto Normal e o cenógrafo Maurício Castro são alguns dos convidados. A programação é gratuita e constiste em palestras, mostras e oficinas (veja detalhes no quadro).

Coordenadora executiva da Diretoria de Cultura da Fundaj, a designer Tereza Lopes explica que o Cine Design nasceu da carência por espaços dedicados ao tema. "O design está sempre na pauta, mas de forma transversal. Na prática, é um conhecimento que depende do interesse pessoal dos profissionais. Como nós da Fundaj temos políticaspara o audiovisual, nos juntamos ao CDR e criamos o evento".

Diferente da primeira edição, que veio à tona ano passado, o Cine Design 2009 optou por aprofundar assuntos específicos, identificados como os de maior demanda do público interessado pelo tema. Os principais são direção de arte, cenografia, figurino e fotografia.

Este ano há também maior presença de realizadores. Walter Carvalho é o mais representativo, não só pela extensa participação como fotógrafo de filmes do Cinema Novo à recente produção nacional, mas por trazer no currículo a formação de designer gráfico pela Escola Superior de Desenho Industrial do Rio de Janeiro. Antes de sua palestra, na sexta-feira, seu último filme, Budapeste, será exibido e debatido no Cinema da Fundação.

Também na sexta, André Stolarski fala sobre motion design. Ele é diretor de projetos da Tecnopop, empresa responsável pela identidade visual de filmes como A pessoa é para o que nasce, Cartola - música para os olhos, Palavra (En) Cantada e o site Porta Curtas Petrobras. Responsável pelo figurino de Última parada 174 e Cidade de Deus, Bia Salgado fala na quinta-feira.

Outra novidade é a participação da produtora Trincheira Filmes na concepção do formato do evento. Tião, diretor do premiado curta-metragem Muro, é responsável pela curadoria da Mostra A Reforma do Filme, que predominam videoclipes e curtas de animação. Ele não diz quais serão os títulos, mas adianta que a mostra está dividida em duas.

"A primeira tem associação mais forte com o design gráfico e material; a segunda tem uma ligação menos óbvia, um pouco mais abstrata", explica Tião, que ainda participa da palestra de hoje ao lado de Daniel Bandeira, diretor do longa Amigo de risco, e da designer e ilustradora Clara Moreira, criadora dos cartazes de Eisenstein, Décimo segundo e Muro, todos da Trincheira.

Programação

Palestras (das 19h às 21h30)

Hoje
Direção e Design, com Tião, Daniel Bandeira e Clara Moreira
Mediadora: Teresa Lopes

Amanhã
Direção de Arte, com Daniela Castilho
Cenografia, com Maurício Castro
Mediadora: Silvia Macedo

Quinta-feira
Figurino, com Bia Salgado
Figurino, com Beto Normal
Mediadora: Juliana Emereciano

Sexta-feira
Fotografia, com Walter Carvalho
Motion Design, com André Stolarski
Mediadora: Patrícia Amorim

Oficinas

Direção de Arte -
Daniela Castilho (SP)
De hoje a quinta, das 9 às 13h

Identidade total para cinema -
André Stolarski (RJ)
De hoje a quinta, das 13 às 17h

Figurino - Bia Salgado (RJ)
De hoje a sexta, das 14h às 17h

Mostra A reforma do filme
(Às 17h, no Castigliani Cafés Especiais)

Hoje
Expectativas de um designer: Traços e Composições

Amanhã
Free Cinema

Quinta
E Deus criou o Design

Sexta
O futuro é o passado invertido

Mostra Longa-metragem (Cinema da Fundação, sexta, às 16h)
Budapeste (Brasil, 2009), de Walter Carvalho. Após, debate com o realizador

(Diario de Pernambuco, 01/09/09)

Nenhum comentário: