quarta-feira, 27 de julho de 2011

Deacon Jones, de volta ao Recife



O tecladista norte-americano Deacon Jones abre, com estilo, a nona temporada do festival Oi Blues By Night. Será hoje, às 21h, no Spirit Music Hall, com show de abertura da Handmade Blues. Na estrada desde 1963, Jones é um dos tecladistas mais importantes do blues elétrico. Sua autoridade no órgão Hammond B3 recebeu o aval de grandes nomes como John Lee Hooker, com quem gravou e liderou sua banda entre 1981 e 1999. Antes disso, se graduou no grupo Baby Huey & the Babysitters, de Chicago, e com os gigantes Freddie King e Curtis Mayfield.

Deacon Jones fez apresentação memorável quando esteve no Recife em 2005, a convite do Oi Blues By Night. Sua performance concilia habilidade com o instrumento, técnica vocal e um jogo de cintura que inclui descer do palco para dançar com o público. Seis anos depois, ele volta à cidade com os paulistas Flávio Naves (teclado), Lancaster (guitarra) e a pernambucana Uptown Band, com quem deve fazer outra inspirada apresentação. “Quando soube que voltaria ao Brasil, ele fez questão de tocar novamente no Recife, onde se sentiu bem-vindo”, conta Giovanni Papaleo, organizador do Oi Blues e baterista da Uptown.

Jones aproveita o show de hoje para lançar seu novo álbum, The legacy of the Hammond B3, gravado com Flávio Naves, que encontrou em Jones um mestre. Já foi dito que ele não toca, mas sim “pilota” o instrumento como fosse uma motocicleta. Que seu som, suave e aveludado, se equipara ao motor de uma Harley-Davidson.

“Essa é a primeira vez que dois grandes nomes do Hammond B3 tocarão ao mesmo tempo no país”, diz Papaleo. Para conhecer mais sobre a trajetória de Jones, o livro (em inglês) Makin blues history pode ser bem esclarecedor. Nele há histórias do tecladistas em turnês e gravações com Greg Almann (do Almann Brothers), Eric Clapton, Carlos Santana e os Rolling Stones.

Com uma programação de 14 shows em sete capitais nordestinas, o Oi Blues By Night seguirá até novembro. Entre os principais convidados estão o guitarrista Lil´ Ray Neal (Louisiana), Jimmy Burns (representante do Delta Blues de Chicago) e Rick Estrin and the Nightcats (California), que com sua mistura de surf music, jump blues, rockabilly e muito bom humor fez o melhor show do último Garanhuns Jazz Festival. Além do Recife, estão na rota do Oi Blues: João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina, Salvador e Maceió.

Serviço
9º Oi Blues By Night
Onde: Spirit Music Hall (Rua do Futuro, 821, Graças)
Quando: Hoje, às 21h
Quanto: R$ 30 (homem) e R$ 20 (mulher)
Informações: 3268-4080

(Diario de Pernambuco, 27/07/2011)

Nenhum comentário: