domingo, 3 de julho de 2011
Buenos Aires daqui
Apresentar imagens de pequenas cidades das quais, quando muito, só ouvimos falar, parece ser objetivo instigante. É nessa direção que o fotógrafo Josivan Rodrigues pretende se lançar a partir de agora. Seu primeiro trabalho, o livro Buenos Aires, Brasil, acaba de sair da gráfica. E na próxima quarta-feira, uma exposição com 30 postais de Buenos Aires, Zona da Mata Norte de Pernambuco, será inaugurada no Centro Cultural General San Martín, Buenos Aires, Argentina.
Qual não será a surpresa dos portenhos em saber que no Nordeste brasileiro existe uma cidade de 12 mil habitantes com um time de futebol chamado Boca Junior (sem o "s" no final), uma torcida organizada pró-Argentina, e moradores capazes de preferir Maradona a Pelé? Há até um Peñarol Futebol Clube. O time é uruguaio, mas não deixa de ser pitoresco.
A ideia inicial era simplesmente apresentar uma cidade à outra, mas hoje Josivan vê essa “missão diplomática” como um processo de autodescoberta. “Apresentar a nossa Buenos Aires para os argentinos cria um advento não só para eles, mas para nós mesmos”. A vontade de editar um livro surgiu em abril, durante as oito viagens que Josivan fez a Buenos Aires, a 93 quilômetros do Recife. “O livro talvez seja o suporte ideal para a fotografia”.
Coerente com a estética dos postais, a maioria das fotos de Buenos Aires remete a paisagens da cidade. Há também cenas do cotidiano, do time Boca Juniors e seu mascote (um bode) e de brincantes do caboclinho e maracatu. “Quero discutir a identidade, a invenção das tradições”, conta Josivan. “O que de fato importa é que, a partir da inspiração de um nome, lá existe um Boca Juniors, uma torcida, assim como poderia ter uma fábrica de alfajor”.
Tão interessante quanto o projeto é a estratégia adotada por Josivan para viabilizá-lo: o financiamento colaborativo, também conhecido como crowdfunding. Através de redes sociais como o Facebook, o fotógrafo conseguiu mobilizar uma centena de pessoas, que investiram diretamente no projeto, em cotas de R$ 50. O montante arrecadado, R$ 11.950, corresponde a 99,5% do valor necessário.
“O Facebook foi fundamental. Sem ele não sei se teria funcionado”, conta Josivan. “É uma forma muito prática de viabilizar ideias, sem ficar à mercê de editais ou de um único patrocinador”.
Em agosto, depois da exposição na Argentina, Buenos Aires, Brasil será lançado em Buenos Aires-PE e também no Recife. Nos próximos meses, ele pretende fotografar outras cidades batizadas com nomes de metrópoles, como Nova Iorque, no Maranhão. Além disso, há planos para Vertente do Lério, Carnaubeira da Penha, Afrânio, Ipubi e Solidão, cidades que, segundo o fotógrafo, precisam estar melhor representadas na iconografia oficial do estado.
Buenos Aires, Brasil, está à venda
por R$ 30 no site www.josivanrodrigues.com
(Diario dePernambuco, 03/07/2011)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário