domingo, 3 de julho de 2011

Brasil revelado em Correntes e Tracunhaem

A caravana Revelando os Brasis está em Pernambuco para apresentar os vídeos contemplados pelo projeto que investe no audiovisual realizado em cidades com até 20 mil habitantes. Dois municípios pernambucanos foram incluídos nesta última edição, Correntes e Tracunhaém. NO sabado, os vídeos foram exibidos em Correntes (Avenida Agamenon Magalhães). Hoje a sessão é no Recife (Nascedouro de Peixinhos), às 19h30; e na quarta, em Tracunhaém (Praça Costa Azevedo), às 19h30.

De Correntes vem a ficção A rapadura é nossa, com roteiro, direção e produção da professora e historiadora Maria Filomena Camelo de Vasconcelos. De Tracunhaém, outra ficção, A arte do barro, de Roberto Belo. Antes de realizar seus projetos, selecionados por um concurso nacional de histórias, ambos participaram de uma oficina no Rio de Janeiro onde aprenderam os princípios do roteiro, produção, direção, som, fotografia, direção de arte, edição e comunicação. Após circular pelo país com a caravana, os vídeos serão incluídos em uma caixa de DVDs.

Baseada em fato real, A rapadura é nossa conta o que aconteceu quando moradores de um engenho descobrem que a rapadura foi patenteada por uma empresa alemã. Criado em 2004 e realizado pelo Instituto Marlin Azul, o Revelando os Brasis conta com o patrocínio da Petrobras e parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

(Diario de Pernambuco, 02/07/2011)

Nenhum comentário: