quinta-feira, 28 de julho de 2011

Coluna de lançamentos da semana + notas de bastidores

Lançamentos em DVD



Vips (Brasil, 2010). De Toniko Melo. 98 minutos. Universal.

Produzido pela O2 de Fernando Meirelles, o filme dramatiza a história real de Marcelo, que, entre vários golpes, assumiu identidade de grande empresário durante o carnaval do Recife. O esforço é o de explicar sua imaturidade psicológica, em busca da aprovação dos pais ao aparecer na TV e entrar no clube dos ricos não pelo dinheiro mas pelo prestigio, festas e garotas. No papel do farsante, temos um Wagner Moura no piloto automático. Ainda no elenco, Milhem Cortaz, Luciano Cazarré e Arieta Corrêa.


Desconhecido (Unknown, EUA, 2001). De Jaume Collet-Serra. 113 minutos. Warner.

Dezoito anos depois de A lista de Schindler, Liam Neeson volta à Alemanha, em thriller hitchcockiano com direito a lutas, perseguição de carros, tiros e explosões em locais históricos. Desta vez Neeson está em busca da identidade perdida do doutor Harris, que está em Berlim para participar de congresso quando sofre acidente automobilístico. Ao acordar, outra pessoa ocupa o seu lugar e todos em volta, inclusive a esposa, agem naturalmente. A boa parte do elenco se completa com Diane Kruger e Bruno Ganz, em papel de ex-agente da polícia secreta alemã. (A.D.)



Jornada nas estrelas – a serie clássica. De Gene Rodemberry. Paramount.

Lata com todos os episódios da serie original. À serviço de espécie de ONU interplanetária, Capitão Kirk (William Shatner) lidera a espaçonave Entreprise, ao lado dos amigos Spock (Leonard Nimoy) e McCoy (DeForest Kelley). Em duas partes, o episódio Semente do espaço introduz Khan (Ricardo Montalban), que mais tarde ressurge no cinema. Apesar de ambientadas no espaço sideral, as aventuras não exploram efeitos especiais - isso viria à tona dez anos depois, em Star wars, mas reflexões sobre os impulsos que guiam o ser humano. (A.D.)

EU INDICO



Recomendo Homens e deuses (França, 2010), de Xavier Beauvois. O que mais me tocou no filme foi a abordagem bonita e sensível do espírito comunitário daquele grupo de religiosos. Homens que estavam em uma posição muito delicada e que tinham que tomar uma decisão importante. Firmes e coerentes, eles debatiam e expunham coletivamente suas opiniões, medos e angústias”.

Raquel Santana, produtora cultural, cantora, percussionista e mestranda em desenvolvimento local pela UFRPE

BASTIDORES

Gramado - Foi prorrogado o prazo para se inscrever em concurso cultural que leva leitor do Diario para o 39º Festival de Gramado. Basta enviar resenha crítica sobre qualquer filme em cartaz nos cinemas da cidade. O autor do melhor texto viajará com todas as despesas pagas para o tradicional evento de cinema da Serra Gaúcha, onde participará do júri popular. O texto, de até 35 linhas (em fonte Times New Roman 12), deve ser enviado para andredib.pe@dabr.com.br, até amanhã. Os candidatos devem residir no Grande Recife.

QG - Desde o começo da semana, a Federação Pernambucana de Cineclubes – Fepec, inaugurou sede própria, em sala na Rua Diario de Pernambuco, bairro de Santo Antônio. O espaço conta com acervo de filmes e mais de três mil livros e revistas sobre cinema.

Dança - Hoje, o Curta Doze e meia encerra a mostra temática de julho, Dança e Cia., exibindo os vídeos Figuras da dança, Ruth Rachou, Raio X e Duo elo. As exibições ocorrem todas as quintas-feiras no auditório do Centro Cultural Correios Recife, às 12h30. Gratuito.

Interior - Até 10 de agosto, estarão abertas as inscrições para a 2ª Mostra Nacional Curta Sertão, que ocorre em outubro, em Floresta/PE. O evento - realizado pelo Ponto de Cultura Sertão Itaparica Mundo - vai selecionar e premiar curtas-metragens nacionais, com até 25 minutos, de qualquer gênero (ficção, documentário, experimental, clipe etc.) com suporte de captação livre, desde que possua cópia em DVD. Informações: 3429-7625. Outro festival de curtas do interior pernambucano está com inscrições abertas: o Vale Curtas, de Petrolina. Informações em www.valecurtas.com.br.

(Diario de Pernambuco, 28/07/2011)

Nenhum comentário: