quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

GJF - Ponte entre o jazz e a cultura brasileira


Big Time Orchestra, de Curitiba, encerra a programação

A produção do Garanhuns Jazz & Blues Festival (GJF) anunciou ontem a programação completa de shows e workshops. A maior novidade é a entrada da Big Time Orchestra e do Reisado de Gonzaga de Garanhuns. A Big Time é um supergrupo de swing formado por 12 músicos de Curitiba, Paraná, e deve encerrar o evento dia 15 de fevereiro, uma segunda-feira, logo após o guitarrista Magic Slim, de Chicago. De acordo com a filosofia do evento, o Reisado de Gonzaga pode ser considerado a maior big band do festival. O grupo de 44 integrantes abre as atividades, na noite de sábado, 13 de fevereiro. Com essa configuração, o GJF reafirma a intenção em unir cultura popular norte-americana (o jazz) com a nacional, assim como artistas consolidados com talentos da cidade - este ano o saxofonista Jaziel Leite, da Street Jazz de Garanhuns, se apresenta com Leo Gandelman.

Em coletiva à imprensa, o produtor Giovanni Papaleo e a secretária de Turismo e Cultura de Garanhuns, Gabriela Valença, defenderam oevento como alternativa ao carnaval. E lamentam o silêncio por parte do Governo para inclusão do festival no calendário oficial do estado, requisitado pelo deputado Isaías Régis. "Estamos solicitando apoio financeiro, logístico e de atrações", diz Gabriela. Ela informa que, a duas semanas do festival, hotéis estão com lotação de 85% e a partir de agora vai acionar pousadas e casas para dar conta da demanda, do Recife, Fortaleza, Salvador, Maceió e Natal.

Após perder o apoio da Secretaria de Turismo, a saída da produção, bancada majoritariamente pela Prefeitura de Garanhuns, foi buscar recursos na Chesf e Caixa Econômica. Os governos do Chile e do Paraná bancaram a vinda de Esteban Sumar e BTO. Para 2011, o plano é buscar a iniciativa privada. "Queremos depender menos do governo", diz Papaleo, que viabilizou com fabricantes de instrumentos três workshops gratuitos. "Contamos com a participação de empresas de música que nunca investiram no estado", diz Gabriela.

Instrumentos cedidos pela Bends, Roland, Odery,Orion, Meteoro serão distribuídos nos intervalos para autores das melhores frases sobre o festival (concurso@garanhunsjazz.com.br). Inscrições para oficinas de bateria com Alexandre Cunha (SP), teclado com Sérgio Terranova (SP) e Voluntários da Pátria com Tico Santa Cruz na Secretaria de Turismo de Garanhuns pelo (87) 3762-7063.

Programação Garanhuns Jazz & Blues Festival
Palco Ronildo Maia Leite - Entrada franca

13/02
21h - Reisado de Gonzaga (Garanhuns)
22h - Greg Wilson (RJ) e The Bluz (PE)
23h - Karl Dixon (EUA), Leo Gandelman (RJ) e Jasiel Leite (PE)

14/02
21h - Soul Blues (PE)
22h - Azymuth (RJ)
23h - Celso Blues Boy (RJ)

15/02
20h30 - Esteban Sumar (Chile)
21h30 - Andreas Kisser (SP), Tico Santa Cruz (RJ) e
22h30 - Magic Slim (EUA) e Blues Special Band (ARG)
23h30 - Big Time Orchestra (PR)

(Diario de Pernambuco, 03/02/2010)

Nenhum comentário: