terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Bárbara Wagner lança livro hoje, no Bar Central



O livro de fotografias Ensaio, de Bárbara Wagner, será lançado hoje, às 19h, no Bar Central (Rua Mamede Simões, 144 - Boa Vista). Patrocinada pelo Funcultura, a publicação traz 36 retratos de integrantes dos maracatus Estrela Brilhante, Águia Dourada e Cambinda do Cumbe, todos de Nazaré da Mata.

Eles foram fotografados sem a indumentária do maracatu rural, durante os ensaios que antecedem o carnaval. O material do livro integra uma série de fotos que no próximo dia 10 (quarta-feira) serão mostradas ao público em exposição individual na Galeria Marcantônio Vilaça do Instituto Cultural Banco Real.

Bárbara começou a pesquisar o tema em 2008, a convite do compositor Siba Veloso, para assistir os ensaios do Macacatu Estrela Brilhante. Motivada pelo interesse jornalístico de buscar uma realidade pouco revelada, Bárbara captura os brincantes à noite, durante os ensaios, entre os seus. A opção pela informalidade revela formas menos viciadas deolhar para o maracatu rural, uma das imagens mais estereotipadas da cultura pernambucana.

"Quis escapar dessa prática de fotografar os caboclos coloridos, em movimento, com céu azul ao fundo", diz a fotógrafa. Optou por mostrá-los parados, em duas situações: de pé, antes de entrar na brincadeira; e no chão, estáticos, enquanto o mestre canta a toada.

A primeira exposição veio ano passado, em coletiva promovida pelo programa Rumos Itaú Cultural. O patrocínio para rodar o livro (mil cópias a R$ 25 cada) pelo Funcultura veio logo depois. A individual no Instituto Banco Real promove o encontro entre a artista e o curador carioca Marcelo Campos.

Com projeto gráfico de Clara Gouvêia, o livro usa páginas duplas para dispor de maneira uniforme 15 fotos horizontais e 15 verticais. Cada sequência compõe um sentido de leitura próprio, com fotos invertidas com relação à outra parte. "O único movimento é de quem está lendo, porque precisa virar o livro". O texto é do historiador italiano Giuliano Sergio, que contribui como observador externo para o conceito do projeto.

(Diario de Pernambuco, 02/02/2010)

Nenhum comentário: