terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Cinema italiano no Recife



Ao que tudo indica, um grande artista do cinema italiano será o convidado de honra do Cine PE 2010. Enquanto o nome não se confirma, outras definições vão dando corpo ao festival. Guel Arraes, Tony Ramos e Júlia Lemmertz serão homenageados com o Calunga de Ouro.

Ao contrário do que foi previsto no ano passado, a reforma do Centro de Convenções não começou e o festival continuará sediado no espaço que gabarita o evento a ostentar o título de maior público do Brasil. A cerimônia de encerramento, no entanto, será transferida para o Cine São Luiz, que ainda pode abrigar outras atividades do festival, marcado para o período entre 26 de abril e 2 de maio.

O retorno ao São Luiz é algo simbólico para o Cine PE, que nasceu naquele local, 14 anos atrás. "Vai ser um charme diferente, pois foi onde tudo começou. Além disso, o governo do estado é nosso parceiro, queremos valorizar o trabalho que ele fez no São Luiz", diz Alfredo Bertini, diretor do festival.

"Notamos que cerimônia de premiação não costuma atrair grande público e jáestávamos procurando alternativas para isso". Mesmo com o espaço reduzido de 2.500 para 900 poltronas, o encerramento no São Luiz não será apenas para convidados, mas para o público que retirar convites limitados ao longo do evento. Para a ocasião (um domingo à noite), Bertini pretende definir com a Prefeitura do Recife um plano para isolamento da área para estacionar carros e estender o tapete vermelho.

Ano passado, a presença do cineasta greco-francês Constantin Costa-Gavras e seu novo filme A oeste do Éden atraiu olhares de todo o Brasil. Agora o foco está na Itália, que está em alta no panorama mundial de filmes, além de ser país de origem da família Bertini. "2011 será o ano da Itália no Brasil e embaixadas, consulados e a Câmara do Comércio Brasil-Itália estão interessados em antecipar uma parceria com o Nordeste", diz o produtor.

É certa para esta edição do evento uma mostra especial com filmes do novo cinema italiano. Não se sabe se o convidado de honra que abrirá o evento será um ator, atriz ou diretor. Difícil é não especular. Bertolucci ou Morelli, Scola ou Tornatore, Sophia Loren ou La Cardinale? "Roberto Benigni era sério candidato, mas é comunista de carterinha e não participa de eventos com marcas privadas", diz Bertini.

Tudo estará definido no início de abril, quando uma coletiva de imprensa anunciará os filmes das mostras competitivas, selecionados entre mais de 60 longas e 400 curta-metragens inscritos até segunda-feira passada. De olho no ibope gerado pela Copa do Mundo, Bertini (que é membro da diretoria do Sport Clube) também prepara mostra especial sobre futebol.

A Fundação Joaquim Nabuco continua a abrigar os workshops, que este ano são três: roteiro cinematográfico com Di Moretti, produção com Chris Rodrigues e elaboração projetos culturais, com o advogado Fabio de Sá Cesnik. As inscrições estão abertas, com vagas limitadas. As oficinas serão nas manhãs de 26 a 30 de abril e custam R$ 120.

(Diario de Pernambuco, 09/02/2010)

Nenhum comentário: