terça-feira, 20 de outubro de 2009

Trajetória de Severiano Ribeiro passada a limpo



Fortaleza, 1915: o jovem Luiz Severiano Ribeiro abria sua primeira sala de cinema. Graças ao tino para negócios e uma conjuntura favorável - a TV ainda estava longe de ser ameaça - nas décadas seguintes, ele e seu filho, também Luiz, construíram um verdadeiro império produtor e exibidor de filmes.

Uma história e tanto, contada em detalhes no livro O Rei do Cinema - a extraordinária história de Luiz Severiano Ribeiro (Record, R$ 37), de Toninho Vaz. O autor está na cidade, onde autografa o livro e conversa sobre o tema. O evento será hoje, às 19h, no auditório da Saraiva MegaStore.

A exibição de um documentário de 28 minutos com uma seleta de notícias do cine jornal Atualidades Atlântida promete mexer com a memória afetiva do público. Produzido entre 1940 e 1960 e com narração de Heron Domingues, os temas da coletânea variam entre a eleição de Marta Rocha como Miss Brasil, a construção de Brasília, a copa de 1962 e o carnaval de 1964. Vaz afirma que no cine jornal está parte da história do País. "Durante três décadas, esta foi uma das principais fontes de notícias do Brasil".

A Saraiva MegaStore está localizada no Shopping Recife (andar térreo, Boa Viagem). A entrada é franca.

Matéria completa, escrita na época do lançamento do livro, mais entrevista com Toninho Vaz aqui.

(Diario de Pernambuco, 20/10/2009)

Nenhum comentário: