quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Bienal // Moda e outras revoluções



A 7ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco traz na programação de hoje, às 19h30, um bate-papo com a jornalista e escritora carioca Nina Lemos. Ela vem ao Recife falar sobre um tema pertinente a nosso tempo, dominado por delírios consumistas: a ditadura da moda.

Esse é também o título de seu primeiro livro, lançado em abril pela Conrad Editora. A apresentação é da jornalista Ivana Moura, editora deste Viver. O encontro com o público será no Auditório Carlos Pena Filho, situado no pavilhão do Centro de Convenções.

Para quem cresceu numa família de esquerda, Nina optou por uma carreira um tanto inusitada: ser jornalista especializada em moda, universo capaz de arrepiar os cabelos de qualquer marxista. A ditadura da moda é seu debut enquanto escritora-solo. Até então, ela trazia no currículo cinco livros de crônicas assinadas com o grupo O2 Neurônio, do qual participa e mantém um blog com Jô Hallack e Raq Affonso.

A ditadura da moda é uma ficção protagonizada por Ludmilla, editora de moda que traz a herança de ser filha de guerrilheiros. No entanto, as histórias e situações vividas pela personagem são reais e baseadas na experiência da autora como repórter de moda. E todas remetem para essa coisa opulenta e superficial que se tornou a indústria da moda.

"Minha crítica não é à moda em si, mas à ditadura das tendências, das modelos supermagras, das imposições de consumo, das pessoas que julgam as outras pelo corpo. É contra revistas que dizem as coisas que todo mundo deve usar. Ninguém tem que usar nada", diz Nina.

Uma verdadeira realidade paralela, regida por códigos de comportamento incomuns, onde é possível encontrar um ator de novela que briga por um lugar na primeira fila de um desfile e a dona de uma grife caríssima que promove um manifesto anticonsumo. "Não precisei inventar nada. Esse meio é rico em histórias absurdas".

Mais atrações - A Bienal reserva outras atividades em sua programação de hoje. Às 19h30, no espaço Café Cultural, o projeto Conversa com o Escritor traz os jornalistas Samarone Lima e Marlos Duarte para a palestra Cuba - 50 anos depois, uma viagem ao cotidiano. Samarone é autor do livro Viagem ao crepúsculo (Editora Casa das Musas), que conta histórias sobre o dia a dia do povo cubano, colecionadas nos dois meses em que esteve na ilha de Fidel. Por sua vez, Marlos Duarte é presidente da Associação Cultural Brasil-Cuba/Casa Gregório Bezerra. Antes, às 10h, Vandeck Santiago, do Diario, ministra a oficina Jornalismo investigativo: como fazer uma reportagem especial?.

(Diario de Pernambuco, 07/10/09)

Nenhum comentário: