sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Chaplin restaurado na Mostra Infantil



Após estreia movimentada no último fim de semana, o 7º Festival Internacional de Cinema Infantil se prepara para se despedir do público recifense. Hoje, amanhã e domingo, são cinco longas-metragens e dois programas de curtas à disposição da garotada.

Os adultos também podem se sentir contemplados com a exibição de dois clássicos do cinema mudo: O garoto (EUA, 1921), de Charles Chaplin e As aventuras do príncipe Achmed (Alemanha, 1926), de Lotte Reiniger. Uma das obras primordiais de Chaplin (e portanto, do cinema) será exibido em cópia 35mm, retirada da matriz recentemente restaurada pela Cinemateca de Bolonha, na Itália, em comemoração aos 120 anos do nascimento do cineasta.

Narrado com jogos de luz e sombras, As aventuras do príncipe Achmed (Alemanha, 1926) é fruto do empenho de Reiniger, a primeira mulher a se enveredar em técnicas do cinema de animação. Entre as novidades, Eu juro que vi Saci e O segredo de Kells, de Tomm Moore, um dos filmes mais vistos dasemana passada, que encerra o evento no domingo, às 16h30.

(Diario de Pernambuco, 16/10/2009)

Nenhum comentário: