sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Estreia // "Herbert de perto", de Roberto Berliner e Pedro Bronz
Herbert Vianna e os realizadores Berliner e Bronz
Na esteira dos documentários que mapeiam a história recente da música brasileira, Herbert de perto surge como a retrospectiva da vida do músico Herbert Vianna. O título remete ao curta Bethânia de perto, dirigido em 1966 por Júlio Bressane.
Aqui, o líder dos Paralamas do Sucesso é visto pelas lentes de Pedro Bronz e Roberto Berliner, este último responsável pela direção de vários videoclipes da banda. A longeva relação de amizade entre Berliner e Vianna permite tamanha proximidade, ao ponto de depoimentos de Herbert terem sido filmados entre o closet e o banheiro da suíte onde dorme. As demais participações não são de "especialistas" em MPB, mas dos companheiros de banda e da família - o pai, Hermano Vianna, ex-brigadeiro da aeronáutica, surge como motivador de seu gosto por monomotores.
O episódio do acidente aéreo que quase matou Herbert e levou para sempre sua esposa é tratado com cuidado e delicadeza nos depoimentos do pai e do ex-Legião Urbana Dado Villa Lobos, amigo de longa data.
Chama a atenção o uso das imagens de arquivo. Especialmente a junção do seminal show no Circo Voador, no início dos anos 80, com imagens da turnê de 2006. Cinema como ponte entre o garoto de óculos e camiseta do Mickey e o homem de olhar entristecido na cadeira de rodas.
(Diario de Pernambuco, 09/10/2009), com alterações
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário