sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Festival de Brasília divulga selecionados


Fora de competição, Lula, o filho do Brasil, abre o evento

Quatro novos filmes pernambucanos foram selecionados para participar da competição do 42º Festival de Brasília.

Ave Maria ou mãe dos sertanejos, de Camilo Cavalcante, Azul, de Eric Laurence, Faço de mim o que quero, de Sérgio Oliveira e Petrônio Lorena, e Recife frio, de Kleber Mendonça Filho, concorrem na categoria curta-metragem 35 mm.

Dois realizadores já foram premiados em edições anteriores do festival: Camilo Cavalcante, por História da eternidade e O presidente dos Estados Unidos, e Kleber Mendonça, por Noite de sexta, manhã de sábado e Vinil verde. Nos últimos anos, o Festival de Brasília tem selecionado e premiado longas como Baile perfumado, Amarelo manga e Amigos de risco e o curta Décimo segundo, de Leo Lacca.

Este ano, o evento será entre 17 e 24 de novembro. O filme Lula, o filho do Brasil, de Fábio Barreto, abre o evento em sessão especial para convidados com a presença do diretor e os atores Rui Ricardo Diaz e Glória Pires. Antes, no dia 14, o longa será exibido pela primeira vez, em sessão especial no Recife.

A mostra competitiva começa no dia seguinte, com seis outros longas inéditos: A falta que me faz (MG), de Marília Rocha; É proibido fumar (SP), de Anna Muylaert; Filhos de João, admirável mundo novo baiano (BA), de Henrique Dantas; O homem mau dorme bem (DF), de Geraldo Moraes; Perdão mister fiel (DF), de Jorge Oliveira e Quebradeiras (SP), de Evaldo Mocarzel. A mostra de curtas digitais traz 18 produções de quatro estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Bahia.

No encerramento do festival será exibido o filme Brasília, a última Utopia, assinado por Pedro Anísio, Geraldo Moraes, Vladimir Carvalho, Pedro Jorge de Castro, Moacir de Oliveira e Roberto Pires.

(Diario de Pernambuco, 23/10/2009), com alterações

Nenhum comentário: