sábado, 10 de outubro de 2009

Experimentações cinematográficas



O Cineclube Dissenso apresenta hoje, às 14h, no Cinema da Fundação, o documentário Balsa, de Marcelo Pedroso (veja detalhes no www.pernambuco.com/diversao). Fruto da parceria entre as produtoras Símio Filmes e Cinemascópio, o filme foi realizado em suporte digital, com câmeras fixas posicionadas dentro de uma balsa que faz o trajeto Japaratinga - Porto de Pedras, no litoral norte de Alagoas. O movimento fica a cargo das pessoas, automóveis e da paisagem ao redor, que varia conforme a posição da embarcação.

O resultado é pouco convencional e instiga a percepção com planos coloridos e contemplativos. Ao longo de 50 minutos, não há trilha sonora, muito menos diálogos. Somente som direto, quase sempre ocupado pelo ruído do motor a diesel que impulsiona a balsa. "É um exercício de desacelerar e olhar para as coisas, perceber detalhes", diz o diretor, que se baseia no conceito "câmera-olho" do russo Dziga Vertov para transformar a balsa num grande intrumento de escrita cinematográfica. "Ao mesmo tempo, a balsa permite uma aproximaçãocom outros elementos, como uma revisão da temporalidade através da noção dos tempos vazios, a própria noção de dispositivo fílmico em substituição ao roteiro".

Pedroso não vê empecilho na opção pelo formato média metragem. "Fiquei meio assustado por conta da dificuldade de escoamento. Fiz uns testes para ver como funcionaria se fosse um longa, mas não gostei do resultado. E, no fim das contas, foi ótimo ter um média, pois além de respeitar o tempo do filme, me ajudou a pensar em outras formas de distribuição".

A ideia é escoar pelo menos mil cópias de Balsa em espaços de exibição ligados ao Conselho Nacional de Cineclubes. Também haverá distribuição em lojas, livrarias e locadoras de vídeo, além de versões digitais para download. Hoje, durante o lançamento, versões em DVD estarão à venda no local, em display que depois será usado para vender filmes pernambucanos.

Blog da Balsa: www.docbalsa.blogspot.com

(Diario de Pernambuco, 10/10/09)

Nenhum comentário: