segunda-feira, 23 de maio de 2011

Novos curtas no Cinema da Fundação

Realizar um curta de ficção em 16mm com um dia de filmagem e dez minutos de negativo. Esse foi o desafio imposto aos alunos do projeto Curta em Curso, realizado em Petrolina, Fernando de Noronha e no Recife. O resultado dos filmes feitos na capital será exibido nesta segunda, às 19h, no Cinema da Fundação (Derby).

São eles: O eco dos meus passos, de Leo Leite; Invasão, de Sofia Donovan; Sem energia, de Thiago Rocha; Rosa dos ventos, de Luca Coutinho; Desta vez, de Allan Tonello; Me gustas, de Germana Glasner; e João Ila, de Jerônimo Lemos. Os roteiros e a produção são dos citados acima e de equipes formadas por Lucas Caminha, Gustavo Arruda, Rodrigo Cavalcanti, Muriel Lima, Flávio Gusmão, Jerônimo Lemos, Camila Meneghini, Evan Diniz, Maria Luiza Sá, Priscila Lins, Amanda Beçça, Bruna Belo, Herivelton Santos, Annyela Rocha, Leandro Gantois, Vinicius Gouveia, Luis Vitor, Camila Vanessa, Txai Ferraz, Wagner Pontes e Thaís Vidal.

Em seus trabalhos, há consciência clara de cada etapa da produção cinematográfica, como a fotografia, direção de arte, som, trilha sonora. Para editar o material bruto, o projeto conta com o talento do montador João Maria.

“Trabalhar com negativo desenvolve o olhar cinematográfico e a disciplina de filmagem que são atitudes importantes e que podem e devem serem levadas para produções que utilizam meios digitais”, diz Maria Pessoa, idealizadora e coordenadora do projeto.

Atenção para o curta João Ila, que experimenta linguagem e, ao usar cenas aéreas do Recife, recursos de animação e cenas dramatizadas. Um pouco mais desenvolvido, pegaria bem em qualquer festival.

(Diario de Pernambuco, 23/05/2011)

Nenhum comentário: