sexta-feira, 13 de maio de 2011

Em busca de um diálogo

Cerca de 30 realizadores, representantes do público, entidades e representantes de classe se reuniram na noite de quarta na Fundação Joaquim Nabuco (Derby). O objetivo, elaborar um documento com propostas para o próximo Cine PE - Festival do Audiovisual. Na última semana, o evento terminou com um protesto na noite de premiação, em que diretores pediram mudanças estruturais e mais respeito com a projeção dos filmes. Não é de hoje a insatisfação do setor com a maneira com que o festival é conduzido. E a falta de sintonia entre ambos já pode ser considerada histórica.

A reunião enumerou oito pontos principais, que serão revelados primeiro à direção do Cine PE e depois virá a público. “Ficou um clima de briga que a gente quer dissipar. A ideia não é tensionar, mas discutir, buscar ideias em outros festivais do país, buscar um clima de entendimento”, diz Marcelo Pedroso, da Símio Filmes. “Objetivo é aumentar a interlocução, tendo em vista que nós somos uma parte importante do festival”, diz Felipe Calheiros, do coletivo Asterisco.

Em nota à imprensa, a direção do evento disse que já se retratou publicamente sobre os contratempos provocados pela forte chuva que se abateu no Recife. “Renovamos nosso compromisso sagrado com os valores da terra, bem como o espírito de ‘portas abertas’ às críticas e sugestões para as próximas edições”, diz um trecho da carta, assinada por Alfredo Bertini.

“Se hoje estamos fazendo esse documento é porque as tentativas anteriores não tiveram efeito”, diz Calheiros. “Os realizadores e membros da comissão não se sentem ouvidos. Por isso se mobilizaram na reunião de ontem. Precisamos discutir a forma como a seleção é feita e como os filmes são exibidos. Todos tem a lucrar com o canal aberto”, diz Mariana Porto, da seção pernambucana da Associação Brasileira dos Documentaristas - ABD. Na próxima quinta, uma carta será redigida por uma comissão, para posteriormente ser entregue pela ABD à direção do festival.

(Diario de Pernambuco, 12/05/2011)

Nenhum comentário: