segunda-feira, 23 de maio de 2011

Diálogo aberto com o audiovisual

A prefeitura do Recife pode ter dado seu primeiro passo na definição de uma política específica para o segmento do audiovisual. Na última terça-feira, no auditório do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, cerca de 30 profissionais e representantes de classe se reuniram com o secretário de cultura Renato L e a presidente da Fundação de Cultura, Luciana Félix.

Na pauta, a reformulação do Sistema de Incentivo à Cultura e sugestões para o futuro edital de fomento. A ideia seria atuar em gargalos, como a finalização. Além disso, segundo participantes, o secretário teria se comprometido a receber os realizadores dos cinco longas em 35mm que desde 2009 requisitaram patrocínio da prefeitura.
Cynthia Falcão, secretária geral da Associação Brasileira dos Documentaristas, disse que o encontro foi positivo. “Eles estão correndo atrás do prejuízo. Pela primeira vez o segmento teve a oportunidade de conversar diretamente com o secretário de cultura”.

A meta é lançar o edital no segundo semestre e apresentar o novo SIC até dezembro. Felipe Calheiros, do coletivo Asterisco, não é tão otimista. “A tese da reformulação da politica cultural é linda, mas no sistema burocrático instituído vai demorar a acontecer. É triste ver a manutenção da velha política de balcão para salvar alguns projetos, geralmente os longas, diferenciando-os das outras categorias de forma subjetiva e questionável”. Hoje, uma nova reunião dará sequência aos trabalhos.

(Diario de Pernambuco, 23/05/2011)

Nenhum comentário: