sábado, 30 de abril de 2011

Pelé e Wagner Moura são homenageados no Cine PE

Fim de semana intenso para quem curte cinema no Recife. Estamos em pleno Cine PE - Festival do Audiovisual, que comemora 15 anos reafirmando a vocação para as multidões. O evento começou quinta com a Mostra Pernambuco, que segue nesta sexta, às 19h, com quatro curtas da recente produção local. Mas a grande noite será no sábado, no Teatro Guararapes, com a abertura oficial que homenageia Wagner Moura e a carreira de Pelé no cinema.

Uma versão promocional de Sons da esperança, documentário sobre a Orquestra dos Meninos do Coque realizado por Zelito Viana abre a programação. Antecede a exibição de Cine Pelé, documentário de Evaldo Mocarzel (Do luto à luta), que refaz a trajetória do craque no cinema. Como no futebol, não são poucos os títulos: entre dois documentários O Rei Pelé (1962) e Pelé eterno (2004), o ex-jogador atua em filmes como Os trombadinhas (1979), de Anselmo Duarte, Pedro Mico (1985), de Ipojuca Pontes, e Fuga para a vitória (1981), de John Houston. Neste último, Pelé contracena com Max Von Sydow e Sylvester Stallone. Depois da homenagem, outro filme trata do campeão: Uma história de futebol (Brasil, 1998), de Paulo Machline.

Ainda no sábado, o curta que abre a mostra competitiva continua as relações entre esporte e cinema: Vou estraçaiá, de Tiago Leitão, que remonta à antológica rivalidade entre os pugilistas Luciano Todo Duro e Reginaldo Holyfield. Dentro e fora do ringue. E Janela molhada, de Marcos Enrique Lopes, trata da importância do cinema naturalista feito há 90 anos em Pernambuco pelo italiano Ugo Falangola. Sua filha, Dona Didi, estará na sessão.

No domingo, de volta às estrelas: homenagem à atriz Camila Pitanga e o início da competitiva de longas com Família vende tudo, de Allain Fresnot, com Luana Piovani, Lima Duarte, Vera Holtz e Marisa Orth no elenco. Entre os curtas, destaque para Braxília, de Danyella Proença, três vezes premiado no último Festival de Brasília, no qual concorreu a ficção Café Aurora, do pernambucano Pablo Polo.

(Diario de Pernambuco, 30/04/2011)

Nenhum comentário: