quarta-feira, 6 de abril de 2011

Cine Pelé



O rei Pelé será a grande atração da 15ª edição do Cine PE - Festival do Audiovisual. O craque em pessoa estará na abertura do evento, no próximo dia 30. A homenagem já estava confirmada há mais de um mês e seria anunciada na terça-feira que vem, durante o lançamento do festival em evento no Rio de Janeiro, mas desde ontem a notícia corre solta na internet. A BPE, produtora do evento, acredita que a informação ´vazou` através da imprensa esportiva, que tem acesso à agenda do rei do futebol, que em outubro passado completou 70 anos.

Por sua vez, o Cine PE comemora 15 anos e, em depoimento, Pelé brinca com o nome do festival, ao qual se refere como ´o Maracanã dos cinemas`. E brinca com o nome: ´Cine Pelé`. Na ocasião, além do depoimento será exibido documentário inédito dirigido por Evaldo Mocarzel (Do luto à luta), que aborda o lado artístico de Pelé, como músico e no cinema, onde atuou em filmes de Anselmo Duarte (Os trombadinhas, 1979), Ipojuca Pontes (Pedro Mico, 1985)e John Huston (Fuga para a vitória, 1981). Neste último, contracenou com Sylvester Stallone, Michael Caine e Max von Sydow. De Sydow, aliás, Pelá disse a Mocarzel ter recebido aulas de atuação.

Afeito ao mundo futebolístico, Alfredo Bertini comemora a homenagem - e o filme - como fosse gol. ´Foi uma tarde excepcional`, diz o produtor, sobre a entrevista de mais de quatro horas que também renderá documentário a ser exibido na abertura do Cine PE e um programa de 25 minutos para o Canal Brasil. ´Pensei que seria uma conversa rápida, mas Evaldo assistiu a todos os filmes e fez um trabalho espetacular, que provocou a memória de Pelé. Tem coisas que ele revela que nunca comentou com ninguém`.

Uma delas é o fato de que o gol de bicicleta que faz no final de Fuga para a vitória foi encenado para substituir Stallone, que não teve os fundamentos para lidar com a bola. ´Ele também citou várias vezes os atores Paulo Goulart, Nicete Bruno, Tereza Raquel e Milton Gonçalves, que precisou dublou a voz dele em Pedro Mico. E se refere a Houston como um conselheiro sentimental, pois na época estava se separando da primeira mulher e o diretor já estava no sétimo casamento`, conta Bertini.

Apesar do ´furo`, Bertini guarda na manga outras novidades que serão reveladas na coletiva da terça-feira que vem, no Rio. Entre elas estão os demais homenageados (um deles internacional, que deve compor uma mesa de co-produção Brasil / Itália) e a programação de longas, todos inéditos, entre eles um pernambucano.

(Diario de Pernambuco, 06/04/2011)

Nenhum comentário: