quinta-feira, 21 de abril de 2011

Coluna de lançamentos, bastidores e "eu indico" da semana

Lançamentos



O garoto de Liverpool (Nowhere boy, Inglaterra, 2010). De Sam Taylor Wood. 98 minutos. Imagem.

Bela reconstituição da juventude e formação artística de John Lennon, vivido por Aaron Johnson (Kick-ass). Na adolescência, o futuro astro vive entre duas mulheres: a severa Tia Mimi (Kristin Scott Thomas) e a mãe afeita à boemia Julia (Anne-Marie Duff), a quem redescobre aos poucos, após ter sido abandonado quando criança. O longa também mostra momentos-chave para a formação dos Beatles, como o encontro com Paul e George.



O pior trabalho do mundo (Get him to the Greek, EUA, 2010). 109 minutos. Universal.

Russel Brand é Aldous Snow, rockstar retirado de ostracismo por Aaron Green (Jonah Hill), fã careta, confesso e feliz por ter sido escalado pela gravadora onde trabalha para escoltar o ex-astro da Inglaterra para Los Angeles. Entre festas, drogas, quartos de hotel destruídos e voos atrasados, a relação entre eles é tensa até que o produtor também entra no embalo. O filme acerta no tom de comédia fofinha, sem mais pretensões.



Um homem misterioso (The american, EUA, 2010). De Anton Corbijn. 105 minutos. Universal.

Diretor de videoclipes, o holandês Corbijn já havia feito a ficção Control (2007), sobre Ian Curtis, o mítico vocalista do Joy Division. Agora ele sai do universo musical para suposto “thriller europeu” estrelado por George Clooney. Em boa atuação, ele interpreta especialista em armas norte-americano, que se apaixona por garota local enquanto aguarda instruções da próxima missão em vilarejo na Itália.

Eu indico



Recomendo o documentário Pasolini, um delito italiano (Italia, 1995), de Marco Tullio Giordana. É muito interessante porque é um dos raros documentários que podem causar fascínio para além do seu tema, ou seja, pelo tratamento a ele dado – além de ser uma ótima reconstituição da morte de Píer Paolo Pasolini e dos tortuosos jogos de interesse que se relacionam a esta morte, que marcou toda uma geração.

Josias Teófilo, fotógrafo

Bastidores

Panorama - Sérgio Dantas, gerente de audiovisual da Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR), voltou do É Tudo Verdade com novidades. Ele e o diretor do festival, Amir Labaki, conversaram sobre possível parceria para o Panorama Recife de Documentários, que neste ano deve retomar as atividades.

Cine PE 1 - Matéria publicada neste caderno sobre os 15 anos do Cine PE (domingo, 10 de abril) causou polêmica em evento na Faculdade Maurício de Nassau. Na última sexta-feira, um aluno de cinema leu em voz alta depoimento em que Alexandre Figueiroa questiona os critérios para a escolha dos longas. Presente no debate, Sandra Bertini respondeu que o festival fica à mercê da safra anual de filmes nacionais.

Cine PE 2 - A BPE Produções começou a vender ingressos para as mostras competitivas e especiais do 15º Cine PE - Festival do Audiovisual. Pontos de venda: Disk Ingressos (3222-8699) e Castigliani Cafés Especiais (Fundaj/Derby). Os preços: R$ 8 e R$ 4 (meia).

Cururu - Enquanto isso, a Mostra Sapo Cururu prepara exibição de Os Sertões, versão filmada da peça de Zé Celso Martinez Corrêa. Os shows serão de Johnny Hooker e Má Companhia.

Pêsames - Morreu na última terça a figurinista Carminha Tabosa, vítima de ataque cardíaco, esposa do chefe eletricista João Sagatio. Segundo amigos, ela foi o motivo para Sagatio sair de São Paulo para o Recife. A ele, nossos pêsames.

Nenhum comentário: