quinta-feira, 28 de abril de 2011

Coluna de lançamentos da semana + notas de bastidores + "eu indico"



Reflexões de um liquidificador (Brasil, 2010). De André Klotzel. 80 minutos. Bras Filmes.

Mistério - Com elementos de suspense policial e humor negro, o filme faz leitura bastante particular da máxima do eletrodoméstico como o melhor aliado da dona de casa. Incapaz de tomar uma atitude quando o marido Onofre (Germano Haiut) a trai, Elvira (Ana Lúcia Torre) passa a receber conselhos de um liquidificador (voz de Selton Mello). Cabe ao investigador Fuinha (Aramis Trindade) resolver o sumiço de Onofre.



Você vai conhecer o homem dos seus sonhos (EUA, 2009). De Woody Allen. 98 minutos. Paris.

Destino - Após décadas juntos, Alfie (Anthony Hopkins) troca Helena (Gemma Jones) por jovem garota de programa. A filha Sally (Naomi Watts) encaminha a mãe à uma vidente, enquanto trai o marido Roy (Josh Brolin) com o patrão Greg (Antonio Banderas). Por sua vez Roy se inspira na vizinha violonista e planeja o livro que o consagrará no mercado editorial. Cada um se agarra em diferentes ilusões. Isso, acredita Allen, é melhor do que pílulas.

Eu indico



“Nós sempre teremos Paris, ele diz. E ela chora em Casablanca (EUA, 1942), de Michael Curtiz. Duas cidades em um filme só, numa cena reproduzida ad infinitum por toda e qualquer referência a despedidas. Diálogos históricos, amores impossíveis, suspenses nervosos. Como esquecer Casablanca? E como Rick esqueceria Ilsa em seu último dia em Paris? Ele lembra muito bem: Os alemães vestiam cinza, você vestia azul. E as cores do coração partido se projetam luminosas nesse grande clássico em preto-e-branco.”

Carol Almeida, jornalista

Bastidores

Zabé da Loca virou tema de filme que será exibido amanhã no festival In-Edit, em São Paulo. Com estreia nacional prevista para outubro, O mundo encantado de Zabé da Loca é dirigido por Pedro Paulo Carneiro e registra a cultura popular do Sertão nordestino e a trajetória de Dona Isabel Marques da Silva, a Zabé, que viveu 25 dos seus 87 anos dentro de uma gruta no Cariri paraibano.

**

Este ano, Sylvio Back foi o único cineasta brasileiro a receber a insígnia de Oficial da Ordem de Rio Branco pelo conjunto da obra como cineasta e roteirista, constituída por 38 filmes, entre eles, Lance maior e Aleluia Gretchen. O mais recente Universo Graciliano, está em fase de montagem e aborda a memória do escritor alagoano ao trilhar as cidades em que viveu: Buíque, Quebrangulo, Viçosa, Palmeira dos Índios, Maceió e Rio de Janeiro.

**

Inscrições abertas para o curso de roteiro e direção para cinema da Hipérion. Os interessados podem se inscrever na própria escola, localizada na Rua Padre Anchieta, 458, Torre. Outras informações pelo fone (81) 3088-5620.

**

Rec Produtores informa que o longa KFZ 1348, de Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso, acaba de ganhar versão em DVD. Será lançado na próxima segunda-feira, às 19h, durante o Cine PE. Depois, estará à venda por R$ 20 na Livraria Cultura (Recife Antigo), Café Castegliani (Fundaj / Derby) e Espaço Muda (Santo Amaro).

Nenhum comentário: