quinta-feira, 7 de abril de 2011

Coluna de lançamentos, bastidores e "eu indico" da semana



Dois irmãos (Dos hermanos, Argentina, 2010). De Daniel Burman. 105 min. Imovision.

Hermano 1 - Um dos filmes argentinos mais interessantes do ano passado enfoca a relação conturbada entre irmão e irmã na terceira idade. Após a morte da mãe, Susana (Graciela Borges) vende o imóvel da família e transfere sem dó o irmão Marcos (Antonio Gasalla) para o Uruguai. Pacato e sensível, ele cuidou da mãe até o fim e agora suporta os desmandos da irmã. Até quando, eis a questão.



Abutres (Carancho, Argentina, 2010). De Pablo Trapero. 107 min. Paris Filmes.

Hermano 2 - Um filme e tanto sobre paixão, cobiça e muito sangue. O pano de fundo é a violenta máfia de médicos, advogados e a força policial que controla lucrativo sistema de indenização a vítimas de trânsito em Buenos Aires. Ricardo Darín interpreta o ´abutre` que localiza e seduz parentes de atropelados, para então explorá-los. Quando ele se apaixona por enfermeira idealista, que o convence a sair dessa vida, o sistema se volta contra ele.

Eu indico



"Tenho pesquisado filmes silenciosos/mudos, e recomendo Berlim, uma sinfonia das grandes cidades (Berlin, die Symphonie der Grosstadt, 1927), de Walter Ruttmann, cineasta e artista experimental alemão atuante nas décadas de 1920 a 1940. E também sua contraparte, Fim de semana (Wochende, 1930), filme sonoro sem imagens, registrado e montado em película sem a parte ótica. Ambos versam sobre Berlim mas são contos não narrativos, imagéticos e sonoros sobre outras grandes cidades da época, e em grande parte, sobre as atuais também".

Thelmo Cristovam, músico, artista sonoro e designer de som

Bastidores

O outro lado - Projecionista de um cinema da cidade reagiu à reportagem sobre a qualidade dos cinemas do Recife, publicada em 27 de março neste Diario. Ele não quis se identificar mas autorizou a publicação deste trecho, mais direto, impossível. ´É importante os clientes exigirem qualidade na projeção dos filmes e reclamarem. Pois só assim meus patrões vão se mexer pra consertar algo. É difícil sugerir uma melhoria técnica e ser ouvido, pois nós, projecionistas, só temos o gerente local para dar sugestões, para que eles repassem para a diretoria que, no fundo, só liga para o lucro da venda dos combos de pipoca`.

Estreia póstuma - Grande perda, Lula Côrtes morreu às vésperas da estreia de Nas paredes da pedra encantada, de Cristiano Bastos e Leonardo Bomfim. O filme conta a história do disco Paêbirú - Caminho da montanha do Sol, parceria de Lula com Zé Ramalho, e será exibido na virada do mês no 3º In-Edit - Festival do Documentário Musical, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Tudo verdade - O Cinema da Fundação retoma parceria com o Festival É Tudo Verdade e exibirá na próxima quarta, às 20h, o longa vencedor do prêmio Janela para o Contemporâneo.

O melhor - Viajo porque preciso, volto porque te amo, de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, foi eleito o melhor filme de 2010 pelo Festival Sesc Melhores Filmes 2011, que começou ontem, em São Paulo.

Minas - Abertas inscrições para a 6ª Mostra de Cinema de Ouro Preto e a 5ª Mostra CineBH. Até 25 de abril, pelo site www.cineop.com.br.

(Diario de Pernambuco, 07/04/2011)

Nenhum comentário: