sábado, 5 de março de 2011

Quinteto suave



Bem longe do carnaval, começa hoje o 4º Garanhuns Jazz Festival. Com acesso grátis, o evento se realiza no Palco Ronildo Maia Leite, montado na Praça Guardalajara. A programação inicia às 20h, com a prata da casa, o Grupo Afro Estrela. Na sequência entra o Don Angelo Jazz Combo, projeto solo do guitarrista Angelo Mongiovi baseado em clássicos do jazz e bossa-nova. Participam do show o cantor recifense Arthur Philipe e a primeira atração internacional do evento, o cantor e saxofonista Atiba Taylor, dos Estados Unidos. Nos últimos meses, Taylor tem vivido em Alagoas, onde acompanha músicos da cena local.

Com agenda lotada, o Quinteto Violado passa o sábado com um pé no Galo da Madrugada e outro no Festival de Jazz, onde se apresenta às 22h. De acordo com Dudu Nobre, tecladista e um dos arranjadores, o grupo abre um parênteses em Garanhuns, em show bastante diferente do reservado aos palcos do carnaval, em que predominam os frevos rasgados. ´Vamos focar no nosso repertório instrumental, mas também vamos fazer músicas cantadas como Asa Branca e Sete meninas, tocadas com arranjo jazzístico. Pela primeira vez com o Quinteto, o mestre da bateria Robertinho Silva, do Rio de Janeiro, deve fazer participação especial com a música Algodão, de Luiz Gonzaga. Será uma prévia do show que Robertinho faz amanhã, também no festival.

Encerrando a noite, Andreas Kisser, Artur Menezes e Paulo Rafael (guitarrista de Alceu Valença) se juntam com a UpTown Band para um show que deve cair nas graças de quem curte blues pelo viés mais duro, roqueiro. Ano passado, Kisser fez um dos shows mais aguardados e aplaudidos do Garanhuns Jazz. Inclusive por fãs do Sepultura, que vestiram camisa preta e fizeram fila no camarim para conhecer o guitarrista. O único problema foi o show curto demais, já que ele foi dividido com Tico Santa Cruz em tributo a Raul Seixas. Este ano, ao lado do cearense radicado em São Paulo Artur Menezes, a expectativa é de uma performance ainda melhor.

(Diario de Pernambuco, 05/03/2011)

Nenhum comentário: