quinta-feira, 17 de março de 2011

Coluna lançamentos, bastidores e "eu indico" da semana

Lançamentos



Tron - o legado (Tron legacy, EUA, 2010). De Joseph Kosinski. 127 minutos. Disney.

Neon - Trinta anos depois, a Disney expande o conceito neon claustrofóbico do filme que marcou época. O resultado é ainda mais fascinante do que o original, em que Kevin Flyyn (Jeff Bridges) fica preso em videogame controlado por programa maligno. A próxima vítima é seu filho Sam (Garret Hedlund), que precisa enfrentar a inteligência artificial e reassumir o controle da empresa de software que herdou. Tudo fica melhor com a música do Daft Punk.



A lenda dos guardiões (Legend of the Guardians: The Owls of Ga'Hoole, BEUA, 2010). De Zack Snyder. Warner.

Batalha - Nesta animação protagonizada por corujas falantes, o diretor de 300 e Watchmen, que já vinha trabalhando com cenários e efeitos digitais, estreia no cinema 100% virtual. Baseado na literatura infantil, o desenho mostra filhotes que precisam se tornar guerreiras para salvar a raça da escravidão. É o mesmo método espartano de coragem forjada a ferro e fogo, agora defendido por minoria frágil que não abre mão da compaixão e lealdade.



Enterrado vivo (Buried, EUA, 2010). De Rodrigo Cortés. 95 minutos. California.

Caixão - Realizar um longa com um único personagem lacrado em caixão no subsolo poderia ser uma ousadia, não fosse o argumento que reforça a fobia contemporânea em torno do terrorismo. Enquanto explora narrativa no limite de enquadramentos e iluminação, a coisa vai bem. Quando Paul Conroy (Ryan Reynolds) descobre que se tornou refém de iraquianos, o filme desanda para um melodrama que resvala para outra paranoia moderna: a duração da bateria do celular.

Eu indico

Dizem que os anos 1990 foi uma década fraca para o cinema de horror. Pode ser verdade, mas temos algumas pérolas, muitas hoje esquecidas. Uma delas é O mestre das ilusões, onde o autor e diretor Clive Barker (Hellraiser) mistura com propriedade o noir com o horror em resultados memoráveis. Assista a versão do diretor lançada em DVD.

Osvaldo Neto, crítico de cinema e editor do blog Vá e Veja

Bastidores

Argentina - O longa Vigias, de Marcelo Lordello, é o único filme pernambucano na seleção oficial do Festival de Cinema Independente de Buenos Aires, o BAFICI.

Festivais - Inscrições abertas para vários festivais. O Festival de Paulínia recebe candidatos até 15 de maio e é conhecido por ter uma das maiores premiações do país. Este ano, o melhor longa de ficção ganha R$ 250 mil e o melhor documentário, R$ 100 mil. Já o Cine Ceará recebe inscrições até 10 de abril e o Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici), até 22 de abril.

Cineclube 1 - Após longa pausa, o Cineclube Revezes está de volta hoje, às 18h30, com exibição de Crepúsculo dos deuses (Sunset boulevard, EUA, 1950), do diretor Billy Wilder. O filme será apresentado na sala 510, bloco A, da Universidade Católica (Boa Vista). Após a sessão, debate com o professor e crítico Alexandre Figueroa.

Cineclube 2 - O Espaço Passárgada (Rua da União, 263 - Boa Vista) apresenta hoje, às 18h, o filme Só dez por cento é mentira, documentário de Pedro Cézar sobre o escritor matogrossense Manoel de Barros. Comenta a sessão o documentarista Marcos Enrique Lopes (Composição do vazio, Janela molhada).

Imoralidade - Ao que parece, abusos do Ecad não são um problema só dos músicos. Em seu blog, o cineasta Jorge Furtado (Meu tio matou um cara) afirma que cobrar por música no cinema é uma imoralidade legal. E que mesmo a exibição de filmes que não têm música são taxadas em 2,5% do bruto da bilheteria para esta simpática entidade.

Mais vendidos

1. Tropa de elite 2 (Brasil, 2010), de José Padilha
2. O segredo dos seus olhos (Argentina, 2010), de Juan José Campanella
3. A rede social (The social network, EUA, 2010), de David Fincher
4. A origem (The inception, EUA, 2010), de Christopher Nolan
5. Bravura indômita (True grit, EUA, 1969), de Henry Hattaway
6. Cartas para Julieta (Letters to Juliet, EUA, de Gary Winick
7. A partida (Departures, Japão, 2008), de Yôjirô Takita
8. Laranja mecânica (Clockwork orange, Inglaterra, 1971), de Stanley Kubrick
9. Entre os muros da escola (Entre les murs, França, 2010), de Laurent Cantet
10. The Karate Kid (EUA, 2010), de Harald Zwart

Fonte: Livraria Cultura

Nenhum comentário: