sábado, 19 de março de 2011

Cultura e preconceito



O circuito Sessão de Arte da rede UCI Ribeiro estreia hoje (domingo) o filme London river - destinos cruzados. Somente este mês, é o segundo filme do diretor francês de ascendência argelina Rachid Bouchareb a ser exibido no Recife. O primeiro é o recente Fora-da-lei, seleção oficial do Festival de Cannes e indicado ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira. Esta semana Fora-da-lei está de molho e deve voltar na próxima, no Kinoplex Recife (Boa Viagem).

Com foco no drama dos pais de jovens que desapareceram durante os atentados que atingiram o sistema de metrô londrino, London river será exibido em horários únicos hoje no Kinoplex Plaza, amanhã no Tacaruna e quinta-feira no Multiplex Boa Vista. O filme já está disponível em DVD pela California Filmes, ou seja, chega aos cinemas do Recife com bastante atraso.

Os "destinos cruzados" a que o subtítulo nacional se refere diz respeito ao cerne do ponto de vista desenvolvido por Bouchareb, que busca nas gerações anteriores as chaves para entender os problemas contemporâneos. Pois Elisabeth (Brenda Blethyn) e Ousmane (Sotigui Kouyaté, em atuação que lhe rendeu um Urso de Prata no Festival de Berlim de 2009) dificilmente se (re)conheceriam não fossem seus filhos terem desaparecido.

A princípio, tudo parece se resumir à dor pessoal de Elisabeth, que vive no campo e não perdeu contato telefônico com a filha desde o incidente terrorista. Ela faz as malas e vai para Londres, onde descobre que a filha mora em bairro multi-étnico, com forte presença árabe-muçulmana, condições chocantes para a conservadora matriz anglo-saxônica da qual pertence.

A pobre mãe não encontra a filha, mas monta vigília em seu apartamento e resolve espalhar fotografias nos muros da vizinhança. Na mesma foto está o filho de Ousmane, também desaparecido. Ele supõe que sejam um casal de namorados e liga para Elisabeth juntar forças e procurar mais pistas.

Ao visualizar a figura exótica de Ousmane, um negro alto, de cabelos compridos e o mais grave, muçulmano, a senhora o rejeita imediatamente. É a partir dessa relação enviezada que o filme levanta importantes questões culturais e preconceitos, que não por acaso levaram ao choque de civilizações. Apesar da profundidade do tema, a história se desenrola de forma leve e otimista. Um belo filme sobre a viabilidade humana.

(Diario de Pernambuco, 20/03/2011)

Nenhum comentário: