sexta-feira, 11 de março de 2011

Coluna de lançamentos e notas de bastidores da semana

Lançamentos



A rede social (The social network, EUA, 2010). De David Fincher. 117 minutos. Sony.

Dizem que é sobre a criação do Facebook e seus nada agradáveis bastidores, mas o que o novo filme de David Fincher (Clube da luta, Benjamin Button) faz é expor o modo operacional da geração 2.0. Tanto faz se nome do personagem principal é Mark Zuckerberg ou se os fatos estão posto como ocorreram. Vencedor de três Oscar (roteiro adaptado, montagem e trilha), o filme usa narrativa tradicional para mostrar como a alienação contemporânea pode ser bastante lucrativa.



Red - aposentados e perigosos (EUA, 2010). De Robert Schwentke. 105 minutos. Paris.

Os herois dos filmes de ação estão ficando velhos e, claro, é preciso fazer um filme sobre isso. A ideia original veio dos quadrinhos. A adaptação traz elenco liderado por Bruce Willis, Morgan Freeman, John Malkovich e Helen Mirren, com participação de ícones do passado como Ernest Borgnine e Richard Dreyfuss. Willis é agente aposentado da CIA que quando vira alvo de assassinos, convoca ex-companheiros de volta à ativa, Uma homenagem onde não faltam clichês e bom humor.



London River - destinos cruzados (Inglaterra/França, 2008). De Rachid Bouchareb. 87 minutos. Califórnia.

Os atentados ao metrô de Londres mobilizaram Elisabeth (Brenda Blethyn), que interrompeu a vida campestre porque não consegue falar com a filha, e Ousmane (Sotigui Kouyaté, Urso de Prata em Belim 2009), que veio da França à procura do filho que não vê há 15 anos. Enquanto o preconceito cultural não permite maiores aproximações - Elisabeth representa a Inglaterra branca e cristã, enquanto Osmane é negro e muçulmano - eles descobrem que os filhos viviam juntos e podem ter participado ativamente da ação terrorista.

Bastidores

Caos - Durante o carnaval, foi impossível assistir filmes nos complexos UCI Ribeiro Recife (Boa Viagem) e Tacaruna (Olinda). Na terça, apesar das filas gigantescas, nem todos os caixas estavam abertos. A demora gerou irritação e, para piorar, o ar-condicionado do complexo de Boa Viagem funcionava apenas a 60% da capacidade.

Novo - João Jr. e equipe da REC Produtores pesquisam locações para o longa Tatuagem, de Hilton Lacerda (Cartola - música para os olhos). O filme será rodado em outubro, no Recife e em Olinda.

Edital 1 - Produtores locais apontam desproporção no primeiro peneirão do BNDES Cinema 2010. De 29 projetos, fazem defesa oral um candidato do Sul e três do Nordeste, entre eles o pernambucano Armorialma. Os 25 projetos restantes vêm do Sudeste.

Edital 2 - A Ancine abre inscrições em seu site para edital de coprodução com o Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales (INCAA). US$ 800 mil serão investidos em quatro longas. Inscrições até 11 de abril.

Histórico - Desde o começo deste mês o histórico Cinema Polytheama voltou a exibir filmes. Fundado em 1912 em Goiana e reformado em abril do ano passado, a sala esteve ociosa até o último 6 de fevereiro, quando foi ocupada pelo Cineclube Iapôi. As sessões são sempre aos domingos, 16h, com entrada franca.

(Diario de Pernambuco, 10/03/2011)

Nenhum comentário: