quinta-feira, 3 de março de 2011

Coluna de lançamentos da semana + notas de bastidores + "eu indico"

Lançamentos



Potência - A forte identificação dos brasileiros com o Capitão Nascimento (Wagner Moura) ainda carece de estudo à altura. Alçado à secretaria de segurança pública, ele investiga as ligações entre governantes, mídia e tráfico, enquanto resolve a relação com o filho adolescente. O filme se tornou o mais visto da história do país (até prova contrária, pois até os anos 60 não havia contagem de público) e chega ao mercado caseiro via Blu-Ray com preço de DVD (R$ 30), boa estratégia para burlar a pirataria.

Tropa de Elite 2 - o inimigo agora é outro (Brasil, 2010). De José Padilha. 116 minutos. Zazen.



Mal acompanhado - Comédia de estrada, com vibe parecida com Se beber não case, também de Phillips: humor físico, incorreto, escatológico e Zach Galifianakis no elenco. Desta vez, o gordo barbudo é um “mala” que atrapalha um arquiteto (Robert Downey Jr.) em sua tentativa de cruzar o país para assisitir o parto do filho. A graça não está exatamente nos personagens, mas em seu contraste e na convivência involuntária. Viajar está cada vez mais impessoal e o filme se vinga disso ao forçar uma lógica invertida.

Um parto de viagem (Due date, EUA, 2010). De Todd Phillips. 100 minutos. Warner.



Olhar - Documentarista acompanha cotidiano de quatro garotas adolescentes na remota Serra do Espinhaço, no interior de Minas Gerais. Isoladas do resto do mundo, elas se divertem com danças e com isso se auto-afirmam, conscientes de que o machismo e outras formas de violênicia estão à espreita. Elas se relacionando com homens de fora da comunidade e encaram mudanças a partir das próprias experiências, e aprendem com isso. As câmeras observam tudo em silêncio, enquanto as meninas agem com naturalidade em belas paisagens.

A falta que me faz (Brasil, 2009). De Marília Rocha. 85 minutos. Lume.

Bastidores

Nova diretoria para ABD/PE - A nova presidente da Associação Brasileira de Documentaristas, seção Pernambuco/ Associação Pernambucana de Cineastas (ABD-PE/Apeci) é a produtora Mannu Costa. A diretoria tomou posse esta semana, e conta com Mariana Porto (vice), Sílvia Macedo (secretária), Alan Oliveira (tesoureiro) e um conselho formado por Amanda Nascimento, Marcos Carvalho, Natália Lopes, Pedro Severien, Pablo Polo e Cynthia Falcão, que presidiu a entidade nos últimos dois anos.

Robocop - A notícia se reproduziu como vírus: José Padilha (Tropa de Elite) é o diretor mais cotado para assumir a nova versão de Robocop. Até então, Darren Aronofsky (Cisne negro) era o número um para remexer na ficção científica de Paul Verhoeven. Independente do diretor, cultuadores do filme original de 1987 julgam o projeto desnecessário.

Sucesso - Estreia promissora para Bruna Surfistinha. Somente no primeiro fim de semana, o filme de Marcus Baldini atraiu 400 mil espectadores, a sétima melhor abertura desde a retomada.

Festival - O Cine PE - Festival do Audiovisual abriu inscrições para oficinas de montagem (Vânia Debs), interpretação (Mallú Moraes) e direção de fotografia para HD-Cine (Flávio Ferreira). As aulas serão de 2 a 6 de maio, na Fundação Joaquim Nabuco (Derby). Inscrições no site www.cine-pe.com.br.

Edital - Produtores apontam desproporção do primeiro peneirão do BNDES Cinema 2010. De 29 projetos, participam da defesa oral um candidato do Sul e três do Nordeste, entre eles o pernambucano Armorialma, de Sandra Ribeiro. O restante - leia-se, 25 projetos - vem do Sudeste.

Eu indico

A excêntrica família de Antônia (Antonia’s line, Reino Unido, 1995), de Marleen Gorris, é uma bela obra sobre a liberdade. No filme, algumas mulheres experimentam o prazer e a responsabilidade em trilhar livremente os seus caminhos independente de dogmas, tradições e laços sanguíneos. Sempre que assisto fico com a impressão que família é a gente quem faz. É uma linda história sobre o amor e o respeito entre as pessoas e suas incríveis particularidades.

Viviane Bezerra é atriz, diretora teatral e produtora cultural.

Ranking (mais vendidos)

1. Tropa de Elite 2 (Brasil, 2010), de José Padilha
2. O segredo dos seus olhos (Argentina, 2009), de Juan José Campanella (DVD)
3. Cartas para Julieta (Letters to Juliet, EUA, 2010), de Gary Winick
4. O segredo dos seus olhos (Argentina, 2009), de Juan José Campanella (Blu-Ray)
5. Bravura indômita (True grit, EUA, 1969), de Henry Hathaway
6. A origem (Inception, EUA, 2010), de Christopher Nolan
7. Tudo pode dar certo (Whatever works, EUA, 2009), de Woody Allen
8. Delicada relação (Yossi & Jagger, Israel, 2002), de Eytan Fox
9. Meu malvado favorito (Despicable me, EUA, 2010), de Chris Renaud
10. Fantasia - edição especial (EUA, 1940), de James Algar e Samuel Armstrong

Fonte: Livraria Cultura (www.livrariacultura.com.br)

Nenhum comentário: