quinta-feira, 3 de março de 2011

As veias abertas do capitalismo



Não estranha que o Oscar de melhor documentário tenha ido para Trabalho Interno (Inside job, EUA, 2010). Narrado por Matt Damon, o filme de Charles Ferguson é um verdadeiro tratado sobre as raízes da crise econômica de 2008, equivalente contemporâneo da Grande Depressão de 1929, mesmo ano em que a indústria cinematográfica norte-americana se afirmou ao realizar sua primeira cerimônia do Oscar. Pouco antes de anunciar o resultado, a 83ª Cerimônia do Oscar fez questão de relembrar o ano em que nasceu.

O filme que desbancou Lixo extraordinário, co-produção Brasil / Inglaterra que supostamente traria um Oscar enviezado para o Brasil e Exit through a gift shop, manifesto anarquista do artista inglês Banksy (subversivo demais para a Academia) radiografa desde o princípio as relações escusas entre instituições financeiras, acadêmicas, políticos e a grande mídia. É notória a inclinação de Hollywood aos governos democratas como os de Obama e Clinton e Trabalho interno não poupa munição contra representantes do partido republicano. Essas ligações remontam aos anos 1980, durante o governo Ronald Reagan e claro, alcança seu auge nos dois mandatos de George W. Bush.

Desprovido do cinismo manipulatório de Michael Moore (Tiros em Columbine), Ferguson coloca na parede os responsáveis pelo cataclisma mundial que quebrou bancos e despejou executivos de Wall Street para a rua da amargura. A conta foi paga por milhões de pessoas, que perderam empregos e até suas casas. “É estranho mas nenhum executivo de finanças foi preso depois do filme. Isso é um erro”, disse Ferguson, ao receber a estatueta.

Através de um excelente trabalho investigativo, os melhores momentos de Trabalho interno surgem quando o diretor aponta sua câmera afiada para figurões que normalmente aparecem sorridentes nas capas de publicações do jornalismo econômico e os faz suar frio ao confrontá-los com números e informações privilegiadas. No Brasil, Trabalho interno estreou há pouco tempo mas ainda não chegou nos circuito local. Que a premiação sirva para o filme circule mais.

Nenhum comentário: