sexta-feira, 18 de março de 2011

Estreia // "Tio Boonmee que pode recordar de suas vidas passadas", de Apichatpong Weerasethakul



Após pré-estreia disputada no último sábado, Tio Boonmee que pode recordar de suas vidas passadas (Lung Boonmee Raluek Chat, Tailândia, 2010), entra em cartaz como atração principal do Cinema da Fundação. Tendo como foco a jornada espiritual de Boonmee, que sofre de insuficiência renal e ao lado da irmã se recolhe na casa próxima à natureza, o filme é uma obra incomum, no sentido de que o centro está no fazer cinema e tudo o mais se torna periférico.

Isso fica claro na capacidade de Apichatpong Weerasethakul, apelidado Joe pela ironia ocidental, de fazer uma obra inesperada a partir de temática recorrente, as reencarnações tão em voga nos filmes de evocação espírita e até no recente Além da vida, de Clint Eastwood. E que não se enganem os que veem em Tio Boonmee ligações com a cultura religiosa de seu país, a Tailândia. Até mesmo naquele país marcado pela filosofia budista, diz o diretor, o filme é visto como um alienígena.

Tio Boonmee chegou ao país com um ano de atraso, mas nada de reclamar. A Palma de Ouro conquistada em Cannes foi decisiva para que um filme de Joe, que realiza filmes desde 1993, fosse recebido nos nossos cinemas. Agora é aproveitar a oportunidade e conferir um dos melhores filmes da temporada. Como toda boa viagem, há estranhamento, mistério e o sentimento fascinante de que algo mudou na nossa forma de ver o mundo.

(Diario de Pernambuco, 18/03/2011)

Nenhum comentário: