quinta-feira, 24 de março de 2011

Coluna de lançamentos, bastidores e "eu indico" da semana



O milagre de Santa Luzia (Brasil, 2009). De Sérgio Roizemblit. 104 min. Playarte.

Sanfona - Documentário imprescindível para quem gosta de música brasileira. Ou melhor: uma viagem conduzida com emoção por Dominguinhos, no papel de embaixador da sanfona. De Exu, berço do maior nome do instrumento, Luiz Gonzaga, ao interior do Rio Grande do Sul, o filme faz um mapa de sanfoneiros. Destaque para o encontro de Dominguinhos com Arlindo dos Oito Baixos e o derradeiro encontro com Sivuca, regado a lágrimas.



Oceanos (Oceans, França, 2009). De Jacques Perrin, Jacques Cluzaud. 104 min. Playarte.

Água - Um tratamento cinematográfico, quase operístico, à natureza subaquática é o grande trunfo deste longa. Impressiona a precisão das imagens e sons, captadas ao longo de quatro anos, em cores vívidas e áudio cristalino. Há momentos em que a câmera chega tão perto dos seres marinhos que a imagem fica abstrata. É também um testemunho da atual condição dos mares, em oportuno viés ecológico.

Eu indico



Recomendo A vida de Brian (Life of Brian, Inglaterra, 1979), de Terry Jones. Entra em qualquer lista de melhores filmes de comédia de todos os tempos. É o segundo longa do grupo inglês Monty Python, abordando fatos bíblicos com o humor nonsense que é característico dos britânicos. Tira onda com a ideia do "messias", mas, se duvidar, registra algumas passagens com mais fidelidade do que muito filme "de época" por aí.

Marcelo Tarta é jornalista

Bastidores

Tatuagem - Conforme antecipado nesta coluna, Hilton Lacerda está no Recife, à procura de locações para seu novo projeto, o longa Tatuagem. Olinda também está no projeto, que abordará a ditadura militar e seus reflexos.

Cine PE - Está confirmado: este ano, a Mostra Pernambuco do Cine PE será no Cinema da Fundação. A programação de curtas não foi divulgada, mas já está definida a partir de filmes inscritos que ficaram de fora da mostra oficial.

Digital - Realizadores não precisam mais ir ao Rio ou São Paulo para finalizar seus filmes em digital. Esta semana começa a funcionar, em Casa Forte, o CineLab, do carioca Daniel Leite. Com o equipamento, ele traz um currículo com trabalhos de Silvio Tendler e Vladimir Carvalho.

Crítica - Nos dias 7 e 8 de abril, o papel da crítica cinematográfica será tema de encontro promovido pelo Sesc em São Paulo. De Pernambuco, participa o colega Luiz Joaquim.

Sul - Entre os brasileiros no 29º Festival Cinematográfico Internacional do Uruguai estão Gabriel Mascaro (Avenida Brasília Formosa) Marcelo Lordello (Vigias). Já o Cine Esquema Novo, de Porto Alegre, acaba de selecionar filmes de Mascaro (Paulo Bruscky), Juliano Dornelles (Mens sana in copore sano), Marcelo Pedroso (Pacific), Camilo Cavalcante (My way)e Victor Furtado (Raimundo dos queijos).

Um comentário:

Queta disse...

Olá,

Por gentileza, envie este meu recado abaixo para Daniel Leite, do Cinelab:

Daniel, estou morando no Rio, vim fazer meu mestrado em Linguística. Sei que você está morando em Recife, mas preciso falar contigo sobre algo da sua área. Por favor, entre em contato comigo: quetajp@hotmail.com

Desde já agradeço ao pessoal do Blog pelo envio do recado.

Abs,
Henriqueta