quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Lançamentos, bastidores, "eu indico" e ranking da semana

Lançamentos DVD



À distância - Uma garota complexada na Austrália e um melancólico senhor escondido num pequeno apartamento em Nova York vivem uma improvável e longeva amizade. Se começa aleatória, fisgada em catálogo telefônico, cresce à medida que solidão, sinceridade e paixão por chocolate movimentam as caixas de correio. Animação para adultos, a história transborda nostalgia não só por se passar há 30 anos, mas pela predileção do diretor por músicas e cenários à moda antiga. Com o filme, Elliot demonstra habilidade em abordar assuntos difíceis de forma leve e sem melodramas.
Mary & Max (Australia, 2009). De Adam Elliot. 92 minutos. Playarte.



Remake - Deuses do Olimpo, imperfeitos e vingativos, libertam um parente do Godzilla para ensinar humildade aos mortais. Mas Hades (Ralph Fiennes) não contava com a determinação de Perseu (Sam Worthington), filho de Zeus (Liam Neeson) com uma mortal, enfrentando escorpiões gigantes, bruxas e medusas para salvar a princesa Andrômeda (Alexa Davalos) e o resto do mundo. Como no original de 1981, o filme tem efeitos toscos e interpretações idem. Só pega bem se assistido sem compromisso, como sessão da tarde que é.
Fúria de Titãs (Clash of titans, EUA, 2010). De Louis Leterrier. 106 minutos. Warner.



Luto - Após a morte do companheiro, George (Colin Firth) procura conforto na amiga Charley (Juliane Moore), com quem, em noite chuvosa, divide drinks e músicas. Na ausência do amante, seu olhar transtornado busca, em vão, beleza nas mulheres ao redor e no desfile de garotos de 20. Indicado ao Oscar, Firth é a alma de um filme visualmente artificial, com espectro cromático entre o "lavado", quase preto-e-branco, e o ultracolorido. Sem ele, a estreia do estilista Tom Ford estaria mais para catálogo de moda que para uma história de amor e luto.
Direito de amar (A Single Man, 2009). De Tom Ford. 99 minutos. Paris.

Bastidores

Avenida Brasília Formosa, de Gabriel Mascaro e Pacific, de Marcelo Pedroso participam da 2ª Semana dos Realizadores, no Rio de Janeiro. Sob curadoria de Eduardo Valente, a programação 2010 abre com Desassossego (direção coletiva), em 9 de setembro e se encerra com O último romance de Balzac, de Geraldo Sarno, no dia 16. Outros filmes que instigam: Chantal Akerman, de cá, de Gustavo Beck e Leonardo Luiz Ferreira; Estrada para Ythaca, de Guto Parente, Pedro Diógenes, Luiz e Ricardo Pretti e A falta que me faz, de Marília Rocha.

Pacific, aliás, será o único pernambucano na programação da 29ª Bienal de São Paulo, que ocorre entre 25 de setembro e 12 de dezembro. O longa de Pedroso integra um dos dez programas de cinema do evento, que inclui filmes de Chantal Akerman, Apichatpong Weerasethakul, Eryk Rocha, Jonas Mekas, Eduardo Coutinho e Agnès Varda.

Hoje, às 15h, a 1ª Mostra Nacional Curta Sertão realiza sessão especial para selecionar os filmes de sua mostra competitiva. Será na Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso), em Olinda, com entrada aberta ao público. O evento será entre os dias 15 e 18 de setembro, nas aldeias indígenas dos Pipipã e dos Pankararu, município de Floresta. O curta Ave sangria - Sons de gaitas, violões e pés está entre os 24 candidatos. A lista completa está em www.sertaoitaparicamundo.blogspot.com.

A Aurora Filmes faz última chamada para curso gratuito de cinema digital para estudantes de 16 a 24 anos matriculados na Rede Pública de Ensino. Informações: 3091-9338.

Irandhir Santos (Olhos azuis) e Nanda Costa (Sonhos roubados) foram premiados no 14º Brazilian Film Festival, em Miami. Os dois estão no elenco de Febre do rato, novo filme de Cláudio Assis, que começa a ser rodado semana que vem, em Olinda. Mais premiados em Miami: Juliano Dornelles, por direção de arte em Recife frio, e Pedro Urano, por fotografia de Superbarroco

Eu indico



Recomendo Ichi the Killer (Japão, 2001), de Takashi Miike. Como Gomorra faz com a máfia italiana, o diretor desglamouriza a Yakuza. Mas é para estômagos fortes. Muito sadismo e jatos de sangue. A cena em que Ichi corta a própria língua e depois atende o celular é das melhores do gênero gângster.

Shiko, artista plástico

Mais alugados (download)

Sherlock Holmes (EUA, 2009), de Guy Ritchie
Idas e vindas do amor (Valentine's Day, EUA, 2010), Garry Marshall
Onde vivem os monstros (Where the Wild Things Are, EUA, 2009), de Spike Jonze
Os fantasmas de Scrooge (The Ghosts of Scrooge, EUA, 2009), de Robert Zemeckis
A proposta (The proposal, EUA, 2009), de Anne Fletcher
Um sonho possível (The blind side, EUA, 2010), de John Lee Hancock
Coco antes de Chanel (Coco avant Chanel, França, 2009), de Christian Duguay
Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland, EUA, 2010), de Tim Burton
Invictus (EUA, 2009), de Clint Eastwood
Um faz de conta que acontece (Bedtime stories, EUA, 2008), de Adam Shankman

Fonte: www.saraiva.com.br

Nenhum comentário: