quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Iza sai do ninho, no Amparo, e expõe no Recife


Fotos: Joel Veiga

Há 30 anos, o casarão de número 159 da Rua do Amparo passou a abrigar o ateliê de Maria Luíza Mendes Lins, que veio a se tornar uma das artistas mais queridas de Olinda. Naquele tempo, aquele quadrante era um reduto para os que buscavam nas ladeiras o antídoto para os desvarios da ditadura militar. Os vastos quintais, sem a atual divisão por muros, eram explorados pelos filhos, Paulinho e Catarina. Por volta de 1990, Maria Luíza passa a assinar como Iza do Amparo, nome com o qual se estabeleceu no circuito artístico da cidade. Ao longo dos anos, seu ateliê se tornou referência, atraindo artistas e turistas do mundo todo.

A novidade é que, aos 63 anos, Iza sai do "ninho" para sua primeira exposição individual. Luz e movimento traz para o Espaço Muda uma coleção de dez telas inéditas, produzidas em diferentes fases. "Quero causar surpresa com uma proposta nova ao público, que pode guardar uma ideia estereotipada de mim", diz a artista, cuja obra integrou em 2009 a exposição coletiva Pintores Naïf na Torre, ao lado de Bajado e Sérgio Vilanova. "Como quem abre um computador, uso linguagens como ferramenta. Mas o meu trabalho se orienta por um princípio único de não buscar tendências, de exprimir algo que fuja do lugar comum".





Além dos quadros em acrílico, que apresentam o lado mais experimental e conceitual de Iza, a exposição reúne os já conhecidos utilitários como toalhas de mesa e jogos americanos, que ficarão no ambiente do bistrô. No galpão, Erasto Vasconcelos lança o CD de poesias Fazenda rosa, gravado no começo do ano no Estúdio Musak, com capa de Paulinho do Amparo, que imprimiu a mesma arte em papel canson, gravuras, camisetas serigrafadas.



O disco é dividido em três poemas, inspirados em passarinhos. Ainda na programação estão projeções de Fernando Peres e discotecagem de Catarina Dee Jah, que colocará os discos de vinil que foram ouvidos no processo, para recriar a atmosfera do ateliê do Amparo.

Nascida no Conde, cidade litorânea a 200 km de Salvador, Iza é filha de um baiano do interior com uma filha de imigrantes italianos, que se tornou sua primeira referência na pintura. "Consta a lenda que meu avô era um anarquista que precisou fugir para o Brasil", diz a artista. Na escola primária, quando observou ter feito algo original, foi "rejeitada em prol de uma cópia". Da experiência, surgiu uma lição de vida. "Notei que as pessoas trocam arte em favor dos cânones. Por isso, seguir o próprio caminho é perigoso. Tudo que foge do lugar comum não é suportado. E sair do banal implica numa série de riscos, comerciais e conceituais".

Na exposição que abre hoje, Iza também apresenta o trabalho Resíduos, em que os restos de tinta que ficam em pinceis e canecos são reaproveitados . "Desde que comecei a pintar venho pesquisando como usar esses resíduos. Com influência em Jackson Pollock, vou usá-los para compor uma grande tela com quem quiser pintar junto".

Nova fase no Espaço Muda

Luz e Movimento inaugura uma nova fase no Espaço Muda, em que a curadoria passa de Giovanna Simões para as mãos da produtora e publicitária Cláudia Aires. "A escolha de Iza foi pra fugir um pouco da temática street art que estava acontecendo desde a inauguração da galeria. A ideia é levar algo mais leve, figurativo, feminino. E com isso mudar, como a casa se propõe", diz a nova curadora.

Até então, Cláudia fez a "ponte" entre o Muda e artistas paraibanos Verdee e Shiko. Para os próximos meses, a conexão com o estado vizinho deve continuar forte, com uma exposição individual de Marcelo Martins. Antes, em curadoria mista com o Muda, haverá exposição de Daniel Andrade (filho de Gaspar Andrade), que trabalha com caneta nanquim e esferográfica, e outra coletiva do grupo Bentevi.

Ao trazer Iza para o Recife, pretende apresentar a artista a um público que não costuma frequentar Olinda. "A ideia primordial é fazer com que ela descesse as ladeiras e viesse pra um espaço que faz bem o seu estilo, amplo, cheio de possibilidades artísticas. Queremos ressaltar a importância dela como artista, por ser uma verdadeira matriarca que mantém uma casa que respira arte".

Serviço
Exposição Luz e Movimento - Iza do Amparo
Quando: Abertura hoje, às 19h30; em cartaz até 13 de setembro
Onde: Espaço Muda (Rua do Lima, 280 - Santo Amaro)
Informações: 3032-1347
Entrada franca

(Diario de Pernambuco, 18/08/2010)

Nenhum comentário: