quinta-feira, 4 de março de 2010

Otimismo quase contagiante



Lançado diretamente em DVD, Por uma vida melhor (Away we go, EUA, 2009) é o mais otimista dos filmes de Sam Mendes (Beleza americana, Foi apenas um sonho).

A fauna típica de americanos freak, superficiais e neuróticos está lá, como zumbis de uma civilização movida a McLanche Feliz. Eles estão ao redor, mas não chegam a comprometer a sanidade dos protagonistas, o jovem casal Burt (John Krasinski) e Verona (Maya Rudolph), prestes a ter o primeiro filho. Primeiramente, eles querem que a criança seja criada perto dos avós paternos, desejo que se desmancha assim que os mesmos revelam planos de mudar para a Europa.

A situação os empurra para a estrada, onde viajam à procura de referências e modelos de vida conjugal ao visitar parentes e amigos. Eles cruzam por paisagens belas e grandiosas, como as landscapes de filmes antigos, o que empresta ao filme ares de road movie. Só que diferente de uma rota libertadora, a peregrinação do casal se torna cada vez mais sofrida. O que se segue é um desfile de relacionamentos e tipos estranhos, melancólicos ou fadados ao fracasso. Um deles, um quarentão casado com a irmã de Verona, parece não ter mais nenhuma ilusão de felicidade. "Se os EUA é uma merda, os outros países são moscas girando em volta dela".

Apaixonados que estão, nossos herois não se deixam abater e continuam a procurar o lugar ideal para construir um ninho que parece ser cada vez mais raro e isolado de todo o resto. O roteiro de Dave Eggers (Onde vivem os monstros) investe na estrutura episódica e despida de excessos. Já a trilha sonora com música original de Alexi Murdoch, aliada a clássicos de George Harrison e Velvet Underground fazem da busca de Burt e Verona uma aprazível viagem a favor da vida.

(Diario de Pernambuco, 04/02/2010)

Nenhum comentário: