domingo, 7 de março de 2010

Audiência de milhões



Chegou a hora de conhecer os eleitos da indústria de filmes norte-americana. Quando for ao ar, a entrega do Oscar 2010 deve atrair bem mais audiência do que no ano passado. Será que o embate Avatar x Guerra ao terror irá superar os mais de 57 milhões de espectadores que assistiram à vitória de Titanic em 1998? Apresentada por Alec Baldwin e Steve Martin, a duvidosa dupla de Simplesmente complicado, a cerimônia deve ganhar mais dinâmica agora que os números musicais foram abolidos.

Na TV paga, o público brasileiro pode assistir o evento na íntegra pelo canal TNT, com áudio original, apresentação de Chris Nicklas e comentários de Rubens Ewald Filho. Na TV aberta, a Globo transmite a cerimônia depois do Big Brother Brasil (ou seja, apenas a parte final), com narração de Maria Beltrão, comentários de José Wilker e tradução de Branca Vianna. A cerimônia estará disponível também na internet, via site oficial do Oscar (www.oscar.go.com). Confira o perfil que o Diario de Pernambuco preparou para os dez indicados aos prêmios principais.

Avatar
A superprodução de James Cameron superou a bilheteria de Titanic, do mesmo diretor, mas certamente não baterá seu recorde de onze estatuetas. E nem precisa. É a produção mais cara, maior bilheteria, divisor de águas na história da tecnologia de criação de imagens. Avatar remete a preocupações ecológicas e critica a voracidade colonialista dos países ricos e a Academia de Cinema adora discursos politicamente corretos. O filme é uma mistura de aventura e ficção-científica, gênero tradicionalmente preterido. Seria Avatar o primeiro a quebrar mais essa barreira?

Guerra ao terror (The hurt locker)
O filme dirigido por Kathryn Bigelow, ex-mulher de Cameron, é principal rival de Avatar. Ambientado no Iraque, Guerra ao terror é adrenalina pura e investe na paranoia em torno dos homens-bomba e armadilhas afins. Seu protagonista é o sargento William James (Jeremy Renner, indicado a melhor ator), o especialista em desarmar aparatos explosivos que assume os contornos do novo herói americano. Sem preocupações ideológicas, ele integra um grupo de combatentes em constante tensão, numa cidade infestada de bombas ocultas e pessoas suspeitas. Os eventos são variações do mesmo tema: salvar as pessoas e a própria pele.

Bastados inglórios (Inglorious basterds)
O novo filme de Quentin Tarantino faz uma divertida inversão de clichês ao colocar nazistas como vítimas de judeus americanos. Bastardos inglórios mexe diretamente com os brios dos judeus norte-americanos, e a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas é repleta deles. Não deve levar o prêmio principal e um dos motivos é a violência explícita com que o diretor conduz sua vingança pessoal. Já Christoph Waltz, que interpreta o impagável coronel da SS Hans Landa, é forte candidato a melhor ator coadjuvante. A violência estetizada de Tarantino pode ser puro entretenimento, mas guarda ao menos uma frase que precisa ser levada a sério, dita antes de talhar uma suástica na testa da vítima: "se você tirar o uniforme, ninguém saberá que é um nazi".

Educação (An education)
Sem previsão de estreia no Recife, o longa é dirigido pela dinamarquesa Lone Scherfig e tem como produtor e roteirista o inglês Nick Hornby. É a primeira vez que o autor de Alta fidelidade adapta um texto que não o seu, no caso, as memórias da jornalista Lynn Barber. Educação trata do destino de Jenny (Carey Mulligan), garota de 16 anos que na Londres de 1961 fica dividida entre um futuro promissor na Universidade de Oxford e a descoberta de uma vida bem mais estimulante ao lado de um homem mais velho. Na história do Oscar, poucas produções inglesas ganharam o prêmio máximo. Mesmo assim, surpresas podem acontecer.

Preciosa - uma história de esperança (Precious)
Baseado no livro Push, o filme narra a trágica história de Preciosa (Gabourey Sidibe), uma adolescente negra, grávida e vítima de violência doméstica que é transferida para uma escola alternativa. Lá, a convivência com a professora e as novas colegas abre novos caminhos para a jovem. A intensidade das interpretações de Sidibe e Mo'Nique, que interpreta a perturbada mãe de Preciosa, é um dos trunfos do longa, dirigido por Lee Daniels e produzido por Oprah Winfrey. A participação de Mariah Carey e Lenny Kravitz, a montagem bem utilizada e a trilha sonora inspirada na música negra norte-americana tornam a produção ainda mais interessante.

Distrito 9 (District 9)
Com produção de Peter Jackson (O senhor dos anéis) e direção do novato Neill Blomkamp, Distrito 9 é tido como inovador por utilizar estrutura de documentário e investir numa perspectiva social incomum ao gênero ficção-científica. O filme se passa em um acampamento da África do Sul, que num futuro próximo se torna uma espécie de favela para alienígenas indigentes que não tem como voltar para o planeta natal. O "Distrito 9" é administrado por uma empresa privada, que envia um funcionário (Sharlto Copley) para coletar dados censitários no local. Sua vida vira de cabeça para baixo quando ele é contaminado por um gás que aos poucos o transmuta em alienígena. A partir daí, o filme também se transforma em sequências de perseguição e combates.

Up - altas aventuras (Up)
Up não deixa nada a desejar se comparado aos demais indicados ao prêmio de melhor filme. A produção da Pixar dirigida por Pete Docter tem todos os elementos de um grande filme. A história de um senhor idoso que perde a esposa e se entrega para os sonhos de juventude tem delicadeza, mistério e sutileza suficientes para satisfazer qualquer fome de cinema. Não deve ganhar o prêmio principal, mas é o favorito à melhor animação. Que sirva de modelo para outras produções do gênero.

Um sonho possível (The blind side)
O filme marca a volta de Sandra Bullock à boa forma e à sua primeira indicação ao Oscar de melhor atriz. Dirigida por John Lee Hancock, a produção é baseada na história real de Michael Oher, publicada no livro The Blind Side: Evolution of a game, de Michael Lewis. Bullock interpreta uma mãe de família que adota e cuida de um garoto sem teto (Quinton Aaron) até ele se tornar um famoso jogador de futebol americano. No Recife, ele estreiano dia 19 de março.

Um homem sério (A serious man)
A mistura de cultura judaica e psicodelismo (a trilha sonora tem Jefferson Airplane) marca a nova produção de Joel e Ethan Coen (Onde os fracos não têm vez) centra foco no homem comum norte-americano, que ao longo da carreira da dupla rendeu uma galeria de tipos ironicamente vitimizados por situações onde predomina o humor negro. Desta vez o protagonista é Lawrence Gopnick (Michael Stuhlbarg), professor de física que leva a vida no máximo de correção possível, num subúrbio qualquer dos anos 1960. Só que tudo em sua volta está uma confusão: sua mulher está apaixonada por outro; seu irmão dorme no sofá; e seus filhos estão incontroláveis. Sem previsão de estreia no Recife.

Amor sem escalas (Up in the air)
Parece mais uma comédia romântica de fórmula batida, mas o filme de Jason Reitman (Obrigado por fumar, Juno) atua sobre códigos sociais aparentemente desimportantes, mas que regem boa parte do que chamamos vida moderna - foco em cartões, senhas e mensagens via internet, artifícios de conforto para um mundo solitário e impessoal. George Clooney é Ryan, especialista em demitir pessoas que surfa feliz em plena depressão econômica. Solteirão convicto, se aproxima de Alex (Vera Farmiga) após ter seu lifestyle cinco estrelas e sem amarras ameaçado por Natalie (Anna Kendrick), funcionária novata inovar na empresa. Repleto de bom humor, Amor sem escalas é uma crítica necessária sobre a condição dos nossos tempos.

Lista dos indicados aos prêmios principais

Melhor filme
Avatar
Um sonho possível
Distrito 9
Educação
Guerra ao terror
Bastados inglórios
Preciosa - Uma história de esperança
Um homem sério
Up - Altas aventuras
Amor sem escalas

Melhor diretor
James Cameron (Avatar)
Kathryn Bigelow (Guerra ao terror)
Quentin Tarantino (Bastardos inglórios)
Lee Daniels (Preciosa)
Jason Reitman (Amor sem escalas)

Melhor ator
Jeff Bridges (Coração louco)
George Clooney (Amor sem escalas)
Colin Firth (A single man)
Morgan Freeman (Invictus)
Jeremy Rennet (Guerra ao terror)

Melhor atriz
Sandra Bullock (Um sonho possível)
Helen Mirren (The last station)
Carey Mulligan (Educação)
Gabourey Sidibe (Preciosa)
Meryl Streep (Julie & Julia)

Melhor ator coadjuvante
Matt Damon (Invictus)
Woody Harrelson (The Messenger)
Christopher Plummer (The last station)
Stanley Tucci (Um olhar do paraíso)
Christoph Waltz (Bastardos inglórios)

Melhor atriz coadjuvante
Penelope Cruz (Nine)
Vera Farmiga (Amor sem escalas)
Maggi (Crazy heart)
Anna Kendrick (Amor sem escalas)
Mo'Nique, (Preciosa)

Melhor animação
O fantástico Sr. Raposo
Coraline e o mundo secreto
Up - Altas aventuras
A princesa e o sapo
O segredo de Kells

Melhor roteiro original
Guerra ao terror
Bastardos inglórios
The messenger
Um homem sério
Up - Altas aventuras

Melhor roteiro adaptado
Distrito 9
Educação
In the loop
Preciosa
Amor sem escalas

Melhor filme estrangeiro
A teta assustada (Peru)
A fita branca (Alemanha)
O profeta (França)
Ajami (Israel)
O segredo de seus olhos (Argentina)

Melhor direção de arteAvatar
O imaginário do Dr. Parnassus
Nine
Sherlock Holmes
A jovem victoria

Melhor fotografia
Avatar
Harry Potter e o enigma do príncipe
Guerra ao terror
Bastardos inglórios
A fita branca

Melhor figurino
Brilho de uma paixão
Coco antes de Chanel
O imaginário do Dr. Parnassus
Nine
A jovem victoria

Melhor edição
Avatar
Distrito 9
Guerra ao terror
Bastardos inglórios
Preciosa

Melhor maquiagem
Il Divo
Star trek
A jovem victoria

Melhor trilha sonora
Avatar
O fantástico Sr. Raposo
Guerra ao terror
Sherlock Holmes
Up - Altas aventuras

Melhor canção original
Almost there (A Princesa e o Sapo)
Down in New Orleans (A Princesa e o Sapo)
Loin de Paname (Paris 36)
Take it all (Nine)
The weary kind (Crazy Heart)

Melhor documentário de longa-metragem
Burma VJ
The cove
Food, Inc
The most dangerous man in America
Which way home

Melhor documentário de curta-metragem
China's unnatural disaster: the tears of Sichuan province
The last campaign of governor Booth Dardner
Music by prudence
Rabbit à la Berlin

Nenhum comentário: