segunda-feira, 8 de março de 2010

Seis Oscar para Guerra ao Terror



Guerra ao terror foi o grande vencedor da 82ª cerimônia do Oscar, que anunciou na noite de ontem as produções e profissionais eleitos pela Academia de Cinema de Hollywood. O filme sobre soldados que vivem em constante tensão desarmando bombas em território iraquiano ganhou em seis das nove categorias a que foi indicado. Primeira mulher a receber o prêmio de melhor diretora, Kathryn Bigelow ficou visivelmente surpresa quando Tom Hanks revelou a premiação máxima, por volta das 2h da madrugada.

Ao privilegiar a dura realidade da guerra à fantasia escapista em 3D, Hollywood consagra uma produção “pequena” (cerca de US$ 10 milhões) que passaria despercebida não fosse os senhores da Academia notarem o rebuliço da crítica. Na exorbitância de seus US$ 500 milhões, Avatar ficou com três estatuetas. Efeitos visuais e direção de arte são mais do que merecidos, mas como explicar o prêmio de melhor fotografia se 99% de suas imagens são criação digital?

Além de Bigelow, outra mulher (hoje é seu dia internacional) brilhou na noite do Oscar: Sandra Bullock, pela atuação no drama Um sonho possível. Destaque nos dois mundos (na noite anterior foi eleita a pior do ano pelo Framboesa de Ouro), ela concorreu lado a lado com Meryl Streep, a estreante Gabourey Sidibe foi elogiada por Oprah Winfrey. Seu trabalho é excelente, mas não conseguiu se sustentar frente ao sucesso financeiro do filme capitaneado por Bullock.

Os favoritos se confirmaram em quase todas as categorias: grandes atuações de Jeff Bridges (Bafta, Critics Choice, Globo de Ouro), Christoph Waltz (Cannes, Bafta Globo de Ouro) e Mo’Nique (Critics Choice, Globo de Ouro). Já longa o argentino O segredo de seus olhos, de Juan José Campanella, foi uma zebra que caiu sobre o franco favorito A fita branca, de Micheal Haneke.

O Oscar 2010 começou por volta das 22h30, no Brasil via TV paga. meia-noite, quando assim permitiu a Rede Globo, detentora dos direitos de exibição na TV aberta brasileira. Parte dos excluídos foram salvos pelo Twitter e sua diversidade de comentaristas que colocaram Rubens Ewald Filho e José Wilker no chinelo.
Esperava-se que, como sugeriu o slogan “você nunca viu um Oscar como esse”, a cerimônia ficasse mais enxuta e dinâmica. Funcionou na primeira meia hora, que premiou melhor ator coadjuvante, animação, roteiro e canção original (com todos os candidatos num único clipe, em vez das tradicionais interpretações). Mas não tardou para o ritmo se arrastar para aquele velho sonífero a desafiar os mais bravo dos maratonistas. O interesse só voltou à tona na reta final, quando candidatos a melhor ator e atriz foram apresentados por parceiros de trabalho.

Homenagem do ano foi para o veterano diretor John Hughes, liderada por Matthew Broderick, Molly Ringwald e Macaulay Culkin, atores de três de seus filmes mais emblemáticos, Curtindo a vida adoidado, A garota de rosa shocking e Esqueceram de mim. No obituário, em que os famosos falecidos no último ano são lembrados, surgiu a sensação de que In my life em voz e violão de James Taylor não foi uma boa ideia.

OS PREMIADOS

Filme
Guerra ao terror

Diretor
Kathryn Bigelow (Guerra ao terror)

Ator
Jeff Bridges (Coração louco)

Atriz
Sandra Bullock (Um sonho possível)

Ator coadjuvante
Christoph Waltz (Bastardos inglórios)

Atriz coadjuvante
Mo’Nique (Preciosa- uma história de esperança)

Animação
Up – altas aventuras

Roteiro original
Guerra ao Terror, de Mark Boal

Roteiro adaptado
Preciosa

Filme estrangeiro
O segredo de seus olhos (Argentina)

Edição
Guerra ao terror

Direção de arte
Avatar

Fotografia
Avatar

Efeitos visuais
Avatar

Figurino
A jovem victoria

Maquiagem
Star Trek

Trilha sonora
Up – altas aventuras

Canção original
The weary kind, de T-Bone Burnett e Ryan Bingham - (Crazy Heart)

Documentário de longa-metragem
The cove

Documentário de curta-metragem
Music by Prudence

Curta-metragem
The new tenants

Curta-metragem de animação
Logorama

Edição de som
Guerra ao terror

Mixagem de som
Guerra ao terror

(Diario de Pernambuco, 08/03/2010)

Nenhum comentário: