quinta-feira, 11 de março de 2010

Coluna Lançamentos / Bastidores

Lançamentos // DVDs

Assombração - Este é um dos melhores filmes de terror dos últimos tempos. E sem a matemática de pregar um susto a cada minuto, o que já é uma ótima qualidade. A ideia é passar a sensação que os eventos demoníacos aconteceram de verdade na vida de Katie e Micah. Por isso, a produção utilizou apenas uma câmera, adquirida pelo casal e pela qual podemos testemunhar as suas noites perturbadas por um espírito maligno. Determinado a entender o que se passa enquanto dormem, Micah traz a câmera para dentro de casa, o que parece irritar ainda mais a entidade. A baixa resolução da imagem e personagens com o nome dos atores aumentam a sensação de veracidade de uma história que nunca foi contada dessa forma.
Atividade paranormal (Paranormal Activity, EUA, 2007). De Oren Peli. Playarte.

Herói da Capoeira - Pela primeira vez no cinema nacional a capoeira é tratada com a dignidade que merece. Através dos ensinamentos de um mestre, jovem negro rebelde (Ailton Carmo) se torna um perigo para o Coronel Venâncio (Flávio Rocha). Aos poucos, o aprendiz se torna o lendário e temido Besouro Cordão de Ouro. O formato que beira o publicitário não deixa de ser uma estratégia de aproximar e atualizar para o grande público os temas da cultura negra brasileira. Nos extras, é possível assistir como foram feitas as cenas de ação, coreografadas por Ku Huen Chiu. A trilha com Nação Zumbi e Gilberto Gil contam a favor.
Besouro (Brasil, 2009). De João Daniel Tikhomiroff. 120 minutos. Disney / Buena Vista.

Espionagem - Soderbergh e Damon retomam parceria que deu certo na trilogia Onze/Doze/Treze homens e um segredo. Alguns quilos acima do peso, Matt Damon é Mark Whitacre, um executivo da indústria química que se torna informante do FBI e delata formação de cartel na multinacional onde trabalha. Só que os relatos de Whitacre mudam o tempo todo, o que gera desconfiança nos agentes da Bureau. Inclui material extra com cenas inéditas. Baseado no livro The informant - a true story, de Kurt Eichenwald.
O desinformante! (The Informant, EUA, 2009). De Steven Soderbergh. 108 minutos. Warner.

Vingança - Após ter esposa e filha assassinadas, o pai de família Clyde Shelton (Gerard Butler) quer vingança. Descrente do sistema judicial, ele prepara violento revide não só ao autor das mortes, mas ao promotor público Nick Rice (Jamie Foxx), responsável pelo acordo que libertou o assassino. A atuação de Butler corresponde à psicologia do personagem, espécie de Charles Bronson com faca de açougueiro na mão. A causa de seu ódio é pessoal, mas seu alvo é institucional: a justiça norte-americana. Apesar do excesso de explosões e frases de efeito, o filme acerta enquanto coloca em dúvida qual das partes tem mais razão. Ao menos aqui não há lição de moral. Escolhe-se dos males, o menor.
Código de Conduta (Law Abiding Citizen, EUA, 2009). De F. Gary Gray. 107 minutos. Imagem.

Bastidores

O cineasta espanhol Antonio Cuadri estará no Recife no próximo dia 26, em evento promovido no Instituto Cervantes. Ele exibe e conversa sobre O coração da Terra, longa dirigido por ele em 2007. O evento inaugura novo projeto do Cervantes, que a cada 15 dias promove sessões de cinema no Museu do Estado.

De 22 a 31 de março, o Cinema Apolo recebe uma mostra de filmes sobre cultura judaica. A programação inclui O menino do pijama listrado, Brinquedo proibido e Arquitetura da destruição, sempre seguidos por debates. A idealização é do ator Germano Haiut.

Em abril chega aos cinemas A morte e a morte de Quincas Berro D'Água, adaptação de Sérgio Machado (Cidade baixa) para romance de Jorge Amado. E o próximo projeto de Machado já está definido: filmar o musical A arca de Noé, de Vinícius de Moraes.

Até o fim do mês, Viajo porque preciso, volto porque te amo, de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, será exibido no Festival Internacional de Filmes de Miami, Cinema du Réel, em Paris e no 25º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, no México, o mais importante da América Latina.

Atenção para Onde vivem os monstros, novo filme de Spike Jonze (Quero ser John Malkovich). Entra amanhã no Box Guararapes e na Sessão de Arte do Multiplex Boa Vista, em horários (bem) pontuais.

Eu indico
O último filme que assisti e indiquei para todos os amigos é À procura de Eric, de Ken Loach. Fiquei encantadíssimo porque o filme junta duas coisas que simplesmente adoro, o futebol e o lado social. Tem o contexto da família do Eric Carteiro, seus filhos envolvidos com drogas e seus amigos que se juntam para ajudar a resolver os conflitos. E tem o Eric Cantona, seu ídolo, que traz tantas mensagens interessantes sobre a vida. Ele, que tem tantos gols históricos, disse ao carteiro que seu momento mais sublime foi um passe. Uma metáfora de que o que torna a vida bonita não são os lances maiores e sim os mais simples. - Samarone Lima, escritor

Os mais locados
Bastardos inglórios
500 dias com ela
Se beber, não case
Tá chovendo hambúrguer
O sequestro do metrô 123
Substitutos
A verdade nua e crua
Te amarei para sempre
Código de conduta
Distrito 9

Fonte: www.blockbuster.com.br

(Diario de Pernambuco, 11/03/2010)

Nenhum comentário: