quinta-feira, 4 de março de 2010

Notícias de cinema

A conceituada revista de cinema Filme Cultura retorna no fim do mês, com apoio da Secretaria do Audiovisual (MinC) e conselho editorial formado pelo críticos Carlos Alberto Mattos, Daniel Caetano, João Carlos Rodrigues e Marcelo Cajueiro, coordenados por Joana Nin e pelo editor-chefe Gustavo Dahl. Criada em 1965, no auge do Cinema Novo, a Filme Cultura circulou até 1988 e teve 48 edições. Ela volta às bancas a partir do número 50, já que em 2008 foi publicada uma edição especial. O projeto prevê periodicidade trimestral e versões impressa e eletrônica, onde estarão digitalizadas as edições anteriores.

Hoje termina prazo de inscrição no concurso de roteiros Ary Severo / Firmo Neto; amanhã, é a vez da segunda etapa do Funcultura encerrar o período de recebimento de projetos. Editais do MinC continuam até 18 de março.

A REC Produtores assina produção do curta Quinha vai pro céu, da cineasta paulista Carol Oliveira. As filmagens começam ainda este mês, em Cabaceiras (PB).

Tião, diretor do premiado Muro, começa a rodar o curta Animal político ainda este mês, numa praia do sul da Paraíba. A nova produção da Trincheira Filmes gira em torno de uma garota que procura se elevar em processo de descoberta e auto-conhecimento. No elenco estão a atriz gaúcha Elisa Heidrich e o pernambucano Jorge Queiroz. Na equipe, Gustavo Jahn e Melissa Dullius (fotografia e direção de arte), Leo Lacca (produção), Marcelo Lordello (montagem) Pablo Lamar (som) e Nara Normande, que fará intervenções em stop motion.

A Trincheira, aliás, está com agenda cheia em 2010. Depois de terminar a captação de imagens para o longa Eles voltam, de Marcelo Lordello, Leo Lacca parte para a montagem do curta Sara estende a mão e prepara o primeiro longa, Permanência, para rodar no segundo semestre. Nos planos da produtora também está um videoclipe para música do novo álbum do Cidadão Instigado.

Dezesseis filmes brasileiros participam do Festival Internacional de Documentários em Santiago, Cuba. De Pernambuco, participam os curtas Alumia, de Andrea Ferraz e Carol Vergolino, o média Sempre Vivas Parteiras, de Sandra Maciel e os longas KFZ – 1348, de Marcelo Pedroso e Gabriel Mascaro, Geração 65, de Luci Alcântara e Orange de Itamaracá, de Franklin Júnior.

Nenhum comentário: