terça-feira, 23 de março de 2010

Espetáculos da cultura popular



Uma centena de representantes da cultura popular de todos os cantos do Brasil se reuniu por quatro dias em Limoeiro do Norte (CE), a convite do 5º Encontro Mestres do Mundo. De chapéus e roupas floridas, mestres da música, da dança, da oralidade, do artesanato e de diferentes manifestações religiosas deram à pequena cidade do Vale do Jaguaribe cearense um colorido diferente do usual. Mestres pifeiros, bonequeiros, ceramistas, bordadeiros, sineiros, do jongo, do fandango, do lundu, da curraleira, coco e cordel, a semear sonho e poesia nesse mundinho cada vez mais sem graça.

Promovido pelo governo do Ceará em parceria com o MinC, o evento é de mestres para mestres, uma espécie de convenção com direito a conferências e showcases durante o dia e apresentações musicais durante a noite, num palco principal caprichado, com som e luz de qualidade e um tablado para grupos de dança que virava pista nos shows mais concorridos como o da Velha Guarda da Portela (RJ), Renato Borghetti (RS) e Siba e a Fuloresta (PE). Os três são tidos como exemplos a serem seguidos, no sentido de que transmitem a cultura popular com dignidade, renovam seu público e a formatam como produto universal, bem acabado.

"Esse tipo de cultura no Brasil vem de uma longa história de isolamento e segregação, e ainda considerada muito inferior. Por isso precisamos valorizar encontros como esse, que lentamente possibilitam que gerações futuras construam um conhecimento menos fechado, com mais diálogo e em outros níveis de sociedade", diz Siba, que encerrou o evento na noite de sábado.

Essa noção/ambição de atingir o status de espetáculo parece estar clara para boa parte dos mestres e seus produtores presentes no evento - alguns mais do que outros. Por um lado, os extrovertidos Zé do Pife, Zé Borba e Irmãos Aniceto foram assediados em tempo integral por inúmeras câmeras e gravadores, disposta a registrar cada passo, palavra e olhar de figuras naturalmente capazes de gerar imagens tão diferentes e belas. Outros são como "Seu" Badia, violeiro do norte de Minas radicado em Goiás, onde mantém uma oficina para instrumentos de corda - preferem a discrição.

No dia a dia do evento, não foi raro o surgimento de hits, outro fenômeno da cultura de massa. Dentre eles, destaque para a música caipira de Amarildo Pereira, que trouxe de Lagoinha (SP) a toada A véia que o trem matou, morreu e Paraíba do Forró, que fez o forró Jazz do Jegue, com direito a uma interpretação do animal digna de um Screamin' Jay Hawkins. Risadas e aplausos para eles.

Orlângelo Leal, do grupo cearense Dona Zefinha, diz que a cultura digital e seus mecanismos de registro e disseminação não somente permitem mais acesso a culturas antes ignoradas pelas grandes mídias, como provoca uma renovação nas tradições populares. "A tecnologia em breve vai gerar mestres mais urbanos", diz Leal. Clerton Martin, presidente da Comissão Cearense de Folclore, diz que a cultura popular em si já é um espetáculo, mas que determinados grupos, como o de Dona Expedita dos Santos (Tianguá - CE) se manifestam não para o público, mas para o santo, no caso, São Gonçalo.

Além de mestres e mídia, um encontro como o Mestres do Mundo reúne todos os atores do universo da cultura popular: antropólogos, pesquisadores, aprendizes e o tradicional grupo de jovens admiradores classe média, disposto a cantar todas e dançar a cada toque de tambor.

Educação patrimonial

Mal saiu do banheiro e o pernambucano Zé do Pife se viu cercado por um grupo de estudantes ávido para filmar, fotografar e gravar sua voz. Através da tecnologia, queriam esquadrinhar a figura do mestre, seu conhecimento, o DNA que faz dele um patrimônio vivo.

A atividade faz parte do programa Patrimônio para Todos, realizado desde o ano passado pela Secretaria de Cultura do Ceará. Para privilegiar o encontro, o foco é a experiência dos mestres. A busca é pela memória e afetividade como patrimônio imaterial. O site reúne textos e imagens produzidos no evento.

"Nos interessamos em como o jovem vê o patrimônio, longe do olhar oficial, mas como agente de definição e proteção", diz Juliana Marinho, coordenadora do programa. "Partimos da vivência própria, pois eles já convivem com o patrimônio no dia a dia, basta que se contextualizem como agentes da cultura. Isso cria um olhar diferente", diz o arte-educador Antonio Vieira da Silva.

Já estava na hora de voltar para a sala de aula e descarregar as fotos do dia, mas os jovens exploradores da cultura popular não queriam deixar o evento, com tantos personagens interessantes para descobrir. "Ele sabe tocar muito bem o instrumento, mesmo sem saber ler e escrever", percebeu Larissa da Costa, sobre Zé do Pife. Vinícius Domingos quer conhecer os Estados Unidos, mas descobre a poesia do mestre com o mesmo interesse que reserva para os estudos da língua inglesa. "Percebi na voz e na emoção o contexto de onde eles vivem".

Sua colega, Letícia da Costa Araújo, aprendeu a relacionar o canto dos declamadores com a tradição dos trovadores medievais. "Eles mostram o que realmente é a vida", disse a estudante. Marina Hollanda repara que às vezes é mais fácil valorizar a cultura de outros países do que a feita na região em que vive.

"Uma coisa é fazer cultura popular na plástica daqui, outra é fazer na comunidade, enfrentando o preconceito, afirmando nossa identidade", diz Beth de Oxum, do Coco de Umbigada, em Guadalupe, Olinda. Pertinente lembrança de que, para além da dimensão estética, cultura popular também é política.

(Diario de Pernambuco, 23/03/2010)

Um comentário:

Valdecy Alves disse...

Nos tempos atuais ao seguimos um blog ou sermos seguidos, formamos uma verdadeira teia, capaz de ter um alcance quantitativo e qualitativo para matérias formativas e informativas, que mídia alguma consegue ter. Já imaginou se os pré-socráticos e pós-socráticos tivessem tal meio divulgador na sua época? A história seria outra! POR ISSO PARABÉNS PELO BLOG.

Aproveito para CONVIDAR VOCÊ, seus seguidores e quem você segue, para lerem matéria sobre o espetáculo SAGRADO E PROFANO, que ocorrerá na cidade de Senador Pompeu, interior do Ceará, no pequeno Distrito de Engenheiro José Lopes. Experiência artística que mobiliza toda a população, que além de encenar a Paixão de Cristo ainda tem os caretas, que há cerca de 70 anos, saem pelas ruas. Experiência artística, social, política, folclórica, econômica..... que merece ser relatada, imitada e, sendo possível, vista e visitada ao vivo. Boa leitura em:

www.valdecyalves.blogspot.com