quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Festival do Rio anuncia longas em competição



O Festival do Rio 2009, que se realiza entre 24 de setembro e 8 de outubro, anunciou ontem os longas da mostra Première Brasil.

Dois deles serão exibidos esta semana no Festival de Veneza: o pernambucano Viajo porque preciso, volto porque te amo, de Marcelo Gomes e Karim Ainouz; e o paulista Insolação, de Daniela Thomas e Felipe Hirsch.

Outros filmes que competem pelo troféu Redentor são Bellini e o demônio, de Marcelo Galvão, Cabeça a prêmio, de Marco Ricca, Do começo ao fim, de Aluizio Abranches, Histórias de amor duram apenas 90 minutos, de Paulo Halm, Hotel Atlântico, de Suzana Amaral, Natimorto, de Paulo Machline, O amor segundo B. Schianberg, de Beto Brant, Os famosos e os duendes da morte, de Esmir Filho, Os inquilinos, de Sergio Bianchi, Sonhos roubados, de Sandra Werneck. Todos são inéditos no Brasil.

Lançados no último Festival de Paulínia, Antes que o mundo acabe, de Ana Luiza Azevedo e Olhos azuis, de José Joffily, assim como o longa de Thomas e Hirsh, serão exibidos em sessões hors concours.

Os documentários em competição são À margem do lixo, de Evaldo Mocarzel, Belair, de Noa Bressane e Bruno Safadi, Dzi Croquettes, de Tatiana Issa e Raphael Alvarez, Reidy, a construção da utopia, de Ana Maria Magalhães, Sequestro, de Wolney Atalla, Tamboro, de Sergio Bernardes e Penas alternativas, de Lucas Margutti e João Valle. Cidadão Boilesen, de Chaim Litewski e Alô Alô Terezinha!, de Nelson Hoineff, terão exibições hors concours.

Bastardos inglórios, novo filme de Quentin Tarantino, será exibido pela primeira vez no Brasil durante o Festival do Rio, com a presença do cineasta.

A agenda da visita inclui entrevistas para a imprensa e sua presença na concorrida sessão de gala, que encerra o festival e serve de pré-estreia de luxo. Será no dia 7, às 21h30, no Cine Odeon.

Um comentário:

Anônimo disse...

ah
]queria eu mochilar como tu para trabalhar! queria ir no fest