segunda-feira, 1 de junho de 2009

Show memorável de Dominguinhos



No Recife, a temporada de São João foi aberta da melhor forma possível: sob a benção de Dominguinhos. Na noite de sábado, o sanfoneiro fez um grande show de forró no Chevrolet Hall. Foram quase três horas de apresentação, em que cerca de 1.500 pessoas presenciaram um curso intensivo sobre o gênero criado há 60 anos por Luiz Gonzaga. Este, não há como negar, segue vivo através de Dominguinhos.

Gonzagão esteve presente ali não de forma nostálgica, daquela que engessa seu legado no esquema "pé-de-serra". Tanto que clássicos como Baião, Forró no escuro, Juazeiro e Asa branca foram interpretados também com guitarra, baixo e bateria, e arranjos (a cargo do paulista Sandro Haick) que incuíram solos de blues e uma pitada de jazz. Além de Haick (na guitarra), Dominguinhos apresentou Mestrinho (jovem talento da sanfona), Edinho (zabumba), Flavinho (triângulo), João Neto (guitarra), seu irmão Valdomiro (agogô), Ivo (caxixi e reco-reco), Wellington (bateria) e Mongol (baixo).

Sem pressa, convidados se revezaram, e deram fôlego à apresentação num palco de ótima estrutura de luz e som (pena que a acústica do local deixe a desejar). O jovem Trio Juriti, apresentado como "afilhados" do compositor João Silva, mas que, de certa forma, agora são do próprio Dominguinhos; Guadalupe (ex-esposa de Dominguinhos), cantou De volta pro aconchego, em interpretação bem próxima à original de Elba Ramalho; Nando Cordel e Jorge de Altinho se empolgaram, e cantaram pelo menos cinco músicas cada; com Xote das meninas, Sabiá e Pelas ruas cantei, Alceu Valença injetou ainda mais alegria no salão; Eu só quero um xodó chegou pela voz da filha de Dominguinhos, Liv Moraes.

Apesar da estrutura pouco convidativa para dança (metade do espaço estava ocupado por mesas), vários casais se jogaram no forró. Mais para o fim, instalou-se o clima de arraial, com quadrilha e tudo. Era nítido o sorriso de satisfação no rosto de Dominguinhos, que aos 68 anos, reina absoluto no centro da festa. Que venham outras.

Nenhum comentário: