segunda-feira, 1 de junho de 2009

Uma rua que mudou vidas



Avenida Brasília Formosa, novo filme de Gabriel Mascaro, será lançado hoje, às 18h, em evento na Associação dos Moradores de Brasília Teimosa (Rua Paru, 291). Quem promove a projeção é a TV Universitária, parceira local do Doc TV, programa que em sua quarta edição contemplou 55 roteiros de todo o Brasil, entre eles, o escrito por Mascaro. O resultado começa a ser mostrado a partir da próxima quinta-feira, em programas semanais. Na telinha, o filme de Mascaro será exibido somente em setembro, o que faz da sessão de hoje uma avant-première especial, inclusive pelo fato de ser um retorno à população do bairro-objeto do filme.

Esta não é a primeira produção do diretor a ser exibida em rede nacional. Em 2007, uma versão reduzida de KFZ - 1348 (dirigido com Marcelo Pedroso) entrou na grade do SBT através do projeto Documenta Brasil. "Me sinto contemplado ao fazer um filme com total independência e liberdade de criação, e ver esse trabalho na TV", diz Mascaro, por telefone. "Até porque escolhi um roteiro ficcional, que foi aprovado num edital para documentários".

Antes que a declaração provoque celeumas, explica-se: em Brasília Formosa não há território delimitado entre linguagens. Longe do conceito de "câmera invisível" proposto pelo cinema direto, o filme promove encontros entre pessoas que tiveram as vidas alteradas pela construção da avenida que substituiu as palafitas. Segundo o realizador, tais encontros de inclinação ficcional se tornaram a "matéria fílmica".

"É um projeto arriscado e ao mesmo tempo despretensioso", comenta o diretor, ao descrever as opções estéticas adotadas com o diretor de fotografia Ivo Lopes de Araújo, diretor de Sábado à noite (também contemplado pelo DocTV) e fotógrafo do curta Grão, de Petrus Cariry. "Optamos por planos fixos e distantes dos personagens. Além disso, usamos jogo de espelhos para direcionar a luz em ambientes fechados. Resolvemos nos aproximar daquela realidade a partir dos sons. Isso trouxe uma complexidade interessante, que mistura ruídos com vozes nem sempre compreensíveis. Há momentos em que colocamos três faixas de música ao mesmo tempo", descreve Mascaro.

O projeto do média-metragem de 52 minutos começou a ser filmado em setembro de 2008, mas a história entre diretor e locação é anterior. "Tenho uma relação pessoal com Brasília Teimosa, sempre estou por lá". A ideia para o roteiro surgiu quando ele percebeu que havia uma "conexão sonora" na comunidade. Essa sinfonia que vem de vários lugares foi entendida como um espaço de coletividade e intimidade diferente do vivido pela classe média.

Assim como em KFZ, o plano a médio prazo é lançar a versão para cinema de Avenida Brasília Formosa, que já está montada e terá 1h35 de duração. Antes, porém, Mascaro se dedica à promoção do longa Um lugar ao sol, documentário que enfoca nos moradores das coberturas do Recife, São Paulo e Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: