segunda-feira, 8 de junho de 2009

Cineclube no reduto da boemia


"Adeus lar, doce lar", em cartaz hoje, no Bar Central


Nos últimos anos, o Bar Central tem sido endereço certo da boemia. Agora é também o mais novo reduto cineclubista da cidade. Desde a semana passada, ele abriga o Cineclube Amoeda Digital, que toda segunda-feira exibirá um filme dentro do tema, estranho, a princípio, "Coisa e tal". A sessão de hoje traz a produção francesa Adeus lar, doce lar (1999), de Otar Iosseliane, que ao apresentar os dramas de uma família incomum, contempla o objetivo de, nas palavras do manifesto de divulgação do projeto, "exibir filmes com narrativas indefinidas, libertárias e que exploram temas arremessando-os ao ar".

Ainda este mês estão programados os filmes 4 meses, 3 semanas e 2 dias (Romênia, 2007), de Cristian Mungiu, Limite (Brasil, 1931), de Mário Peixoto e um último filme a ser definido por um convidado, sob o critério de propor diálogo com os filmes anteriores e conduzir a uma conversa reflexiva após a sessão. A seleção está de acordo com a proposta original do cineclube, a de oferecer uma programação de nacionalidade e época variadas, sempre no suporte digital (eles ficam armazenados um super-HD externo).

"Limite é o filme mais 'coisa e tal' do cinema brasileiro. Ele é um mito do qual muito se fala, mas ainda é um grande mistério. Representa onde o cinema poderia ir mas não foi, pela linguagem fundamentada na montagem e na experimentação. Glauber dizia que Limite era que os russos gostariam de ter feito", diz Gê Carvalho, coordenador do Amoeda ao lado de Francisco Bragança e Ana Cláudia Vasconcelos.

Carvalho conta que a parceria com André Rosemberg, proprietário do Central, começou naturalmente, numa noite em que ele assumiu as vezes de VJ, projetando imagens aleatórias e filmes antigos. A empreitada pretende interferir na dinâmica do local, de forma a integrar dois hábitos: o de assistir filmes e o da boemia. "O ambiente incita a conversa. Após o filme dá pra trocar uma ideia, tomar uma cerveja. Esperamos que o público esteja aberto não só para assistir, mas para participar daorganização e discussão do cineclube. Não queremos apenas passar e ver filmes, mas sim, trazer à tona o Cinema".

Serviço
Cineclube Amoeda Digital
Onde: Bar Central (Rua Mamede Simões, 144 - Boa Vista)
Quando: Hoje, às 18h.
Informações: 8741-1615
Entrada franca

*publicado no Diario de Pernambuco

Nenhum comentário: