domingo, 14 de junho de 2009

Jubiabá ganha vida nos quadrinhos



Outra obra baiana acaba de ganhar versão para os quadrinhos. Jubiabá (Quadrinhos na Cia., R$ 33), de Jorge Amado, é um dos primeiros títulos do selo criado pela Companhia das Letras especialmente para publicações voltadas à essa linguagem híbrida, que oscila entre literatura e artes gráficas. Quem assina a adaptação é João Spacca de Oliveira, cartunista e ilustrador que nos últimos anos tem se dedicado a produzir HQs sobre personagens históricos, como Santos Dumont (Santô e os pais da aviação), Regis Debret (Viagem quadrinhesca ao Brasil) e Dom João VI (D. João Carioca).



O livro, um dos mais famosos do célebre escritor, acompanha a formação afetiva e social do negro rebelde Antônio Balduíno, sempre sob a proteção do velho Jubiabá, que substitui o pai que nunca conheceu. Sob os cuidados de Spacca, as aventuras de Baldo ganharam dinamismo, cor e detalhes precisos de uma época que não existe mais.

"Jubiabá reúne muitos temas que, mais tarde, ganhariam livros próprios. É um grande painel dos personagens e cenários de Jorge Amado. Essa variedade de ambientes, tipos - malandro, prostituta, capoeirista, boxeador, artista de circo - e situações - a vida nas ruas, a greve portuária - é muito estimulante de desenhar", conta Spacca, no posfácio à obra, que levou um ano e meio para ficar pronto, entre pesquisa e a arte final.



Entre as fontes, o artista recorreu à Bahia fotografada por Pierre Verger, a pintura Favela, de Di Cavalcanti e um guia de Salvador escrito pelo próprio Jorge Amado. Este universo do Brasil dos anos 30 lhe pareceu atraente, inclusive como preparação para seu próximo projeto, a biografia ilustrada de Monteiro Lobato.

*publicado no Diario de Pernambuco

Nenhum comentário: